• Home
  • Bulas
  • Prometazina Teuto 25mg com 20 Comprimidos

Prometazina Teuto 25mg com 20 Comprimidos

  • Fabricante: Laboratório Teuto Brasileiro S/A - 17159229000176
  • Categoria: Alergia
  • Princípio ativo: Prometazina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O cloridrato de prometazina é indicado no tratamento dos sintomas das reações anafiláticas (reação rápida e progressiva a uma substância) e reações alérgicas. Graças à sua atividade antiemética (proporciona alívio de náuseas e vômitos), é utilizado também na prevenção de vômitos do pós-operatório e dos enjoos de viagens. Pode ser utilizado, ainda, na pré-anestesia e na potencialização de analgésicos, devido à sua ação sedativa (calmante).

  • Como este medicamento funciona?

    O cloridrato de prometazina pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-histamínicos, que se opõem aos efeitos de uma substância natural chamada histamina, produzida durante uma reação alérgica. Os efeitos clínicos do cloridrato de prometazina são notados dentro de 20 minutos após a administração e geralmente duram de 4 a 6 horas, podendo persistir até por 12 horas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    O cloridrato de prometazina não deve ser utilizado em pacientes com conhecida hipersensibilidade (alergia) à prometazina ou outros derivados fenotiazínicos, assim como a qualquer componente da fórmula. É contraindicado para portadores de discrasias sanguíneas ou com antecedentes de agranulocitose com outros fenotiazínicos, em pacientes com risco de retenção urinária devido a distúrbios uretroprostáticos, glaucoma de ângulo fechado, em associação ao álcool e sultoprida, e em mulheres durante a amamentação. Não deve ser utilizado em pacientes em coma ou sofrendo de depressão do Sistema Nervoso Central, e é contraindicado para menores de 2 anos de idade.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O cloridrato de prometazina não deve ser utilizado em pacientes com conhecida hipersensibilidade à prometazina ou a outros derivados fenotiazínicos, portadores de discrasias sanguíneas, com antecedentes de agranulocitose, risco de retenção urinária e glaucoma de ângulo fechado. É contraindicado para menores de 2 anos. Deve-se evitar seu uso em pacientes com disfunção hepática ou renal, doença de Parkinson, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca, feocromocitoma, miastenia gravis, e histórico de glaucoma de ângulo estreito ou agranulocitose. Este medicamento pode causar sedação e não deve ser associado ao álcool e outros depressivos do SNC.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O cloridrato de prometazina é indicado no tratamento dos sintomas das reações anafiláticas e reações alérgicas. Graças à sua atividade antiemética, é utilizado também na prevenção de vômitos do pós-operatório e dos enjoos de viagens. Pode ser usado na pré-anestesia e na potencialização de analgésicos devido à sua ação sedativa. Os efeitos clínicos são notados dentro de 20 minutos após a administração e duram de 4 a 6 horas, podendo persistir até 12 horas.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O cloridrato de prometazina pode causar efeitos adversos como sensação de agressão, alucinações, hiperatividade em crianças, e reações alérgicas que podem ser fatais, com sintomas que incluem erupção cutânea, comichão, dificuldade em respirar, falta de ar, inchaço da face e lábios, garganta ou língua, pele fria e úmida, palpitações, tonturas, fraqueza ou desmaios. Também pode ocorrer discinesia tardia, síndrome neuroléptica maligna, e depressão respiratória fatal em crianças com menos de 2 anos. O uso prolongado pode resultar em movimentos involuntários anormais do corpo, e a utilização combinada com sedativos ou álcool pode causar potencialização da atividade sedativa. Além disso, o medicamento pode provocar taquicardia, hipotensão ortostática, e complicações em pacientes com doença arterial coronariana, obstrução do colo da bexiga e insuficiência hepática ou renal.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.