O VYZULTA ® (solução oftálmica de 0,024%latanoprosteno bunode) é indicado para a redução da pressão intraocular (PIO) em pacientes com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular.
Como este medicamento funciona?
O VYZULTA ® (solução oftálmica de 0,024% latanoprosteno bunode) funciona reduzindo a pressão intraocular ao aumentar o fluxo de fluidos (humor aquoso) dentro do olho. A pressão intraocular é um equilíbrio entre a produção e a drenagem desse líquido, e seu aumento ocorre quando há dificuldade de drenagem. A redução da pressão intraocular começa aproximadamente em 1 a 3 horas após a primeira administração, tendo seu efeito máximo alcançado após 11 - 13 horas em olhos com pressão intraocular elevada.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Caso seja observada uma nova condição ocular (por exemplo, trauma ou infecção), ou apresentar uma diminuição súbita da acuidade visual, realizar uma cirurgia ocular ou desenvolver quaisquer reações oculares, particularmente conjuntivite e reações palpebrais, deve-se procurar imediatamente o atendimento do seu médico a respeito da continuidade do uso de VYZULTA ®. Pigmentação pode ocorrer o aumento da pigmentação da íris e da pálpebra. É possível que a pigmentação da íris seja permanente. A utilização em pacientes pediátricos menores de 16 anos de idade não é recomendada devido às potenciais preocupações de segurança relacionadas com o aumento da pigmentação após utilização crônica a longo prazo. Alterações nos cílios podem ocorrer, incluindo o aumento do comprimento, aumento da espessura e do número de cílios. Esta alteração é geralmente reversível quando o tratamento é interrompido. Inflamação intraocular deve ser utilizado com precaução em pacientes com histórico de inflamação intraocular (irite/uveíte) e geralmente não deve ser utilizado em pacientes com inflamação intraocular ativa, já que pode agravar esta condição. Edema macular, incluindo edema macular cistóide, foi relatado durante o tratamento com análogos de prostaglandina. VYZULTA deve ser utilizado com precaução em pacientes afáficos, pseudofáficos ou em pacientes com fatores de risco conhecidos para o edema macular. Ceratite bacteriana foi associada ao uso de frascos de doses múltiplas
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O VYZULTA deve ser conservado em sua embalagem original, sob refrigeração (entre 2°C e 8°C) e protegido da luz. Após a abertura do frasco, pode ser conservado à temperatura ambiente (até 25°C), por 8 semanas. É importante não usar medicamento com prazo de validade vencido e mantê-lo fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Uma gota no(s) olho(s) afetado(s) uma vez ao dia no período noturno. Se há o uso concomitante de VYZULTA com outros medicamentos oftálmicos tópicos para baixar a pressão intraocular, então administrar cada medicamento com pelo menos cinco (5) minutos de intervalo. Evitar que a ponta do frasco entre em contato com o olho, estruturas adjacentes, dedos ou qualquer outra superfície, a fim de evitar a contaminação da solução por bactérias comuns que causam infecções oculares. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas oculares mais comuns com a incidência de ≥ 2% são: hiperemia (vermelhidão) conjuntival (6%), irritação ocular (4%), dor ocular (3%) e dor no local de instilação (2%). Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.