Vitamina C

A vitamina C é um suplemento capaz de otimizar a função cerebral, manter os ossos fortes, ajudar a cicatrizar de feridas, combater os fatores de risco de doenças cardíacas, proteger a memória, prevenir deficiências de ferro que causam anemia, reduzir o ácido úrico do sangue, auxiliar no combate da pressão arterial alta, fortalecer o sistema imunológico e muito mais. Para encontrar produtos de vitamina C de marcas seguras e eficazes por valores baixos e ofertas imperdíveis, conte com a Farmácia Preço Popular! Compre os suplementos abaixo e invista na sua saúde.

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O que é a vitamina C?

A vitamina C (ou ácido ascórbico) é uma substância hidrossolúvel que é naturalmente presente em determinados alimentos como a laranja e o limão, mas que pode ser adicionada em suplementos complementares para quem não a está recebendo em quantidades adequadas somente pela alimentação, o que pode provocar sérios problemas de saúde se evoluir a uma deficiência.

A deficiência aguda da vitamina C causa o escorbuto, uma doença caracterizada pelo enfraquecimento do sistema imunológico, hemorragias, sangramento das gengivas ao escovar os dentes e pela redução do poder cicatrizante do corpo. Diante da gravidade que a falta da vitamina provoca, é essencial manter níveis satisfatórios da substância no organismo.

Qual é a função da vitamina C?

A vitamina C participa de diversas ações bioquímicas fundamentais para o bom funcionamento do organismo humano. A atuação de algumas dessas ações impacta o sistema imunológico, o humor, a pele, os olhos e o cérebro. Ou seja, ela é vital para o funcionamento completo do nosso corpo!

Uma função amplamente conhecida dessa vitamina é que ela 'combate' gripes e resfriados (na verdade, só fortalece o sistema imunológico, que é o que realmente trata essas doenças), mas você sabia que a vitamina C também serve para a produção de colágeno e para a absorção de ferro do organismo? Confira seus demais benefícios incríveis no próximo tópico!

Quais os benefícios da vitamina C?

  • Otimiza a função cerebral;
  • Mantém os ossos fortes;
  • É importante na cicatrização de feridas;
  • Combate os fatores de risco de doenças cardíacas;
  • Tem um efeito protetor da memória;
  • Previne deficiências de ferro que causam anemia;
  • Reduz o ácido úrico do sangue;
  • Auxilia no combate da pressão arterial alta;
  • Melhora o sistema respiratório;
  • Aumenta o poder do sistema imunológico;
  • Tem uma ação antioxidante;
  • Estimula a produção de colágeno;
  • Ajuda a reduzir o envelhecimento precoce do rosto;
  • Protege a pele contra danos futuros – mas não substitui o protetor solar!

Como tomar vitamina C?

A vitamina C pode ser tomada por meio de comprimidos efervescentes, compridos revestidos, gotas, cápsulas e pós para bebidas. Para escolher o método e a quantidade de vitamina C que você deve tomar de forma segura, é necessário consultar um médico. Você pode ter identificado que está com uma deficiência, mas ainda precisa evitar a superdosagem da substância.

Abaixo, listamos os níveis máximos de segurança de vitamina C que podem estar presentes no sangue de acordo com os dados da Dietary Reference Intakes (DRIs) na Portaria n°40 de 13 de Janeiro de 1998. Os números devem ser vistos como parâmetros gerais de atenção, e não como uma recomendação precisa.

Idade Homem Mulher

1 a 3 anos 400 mg 400 mg

4 a 8 anos 650 mg 650 mg

9–13 anos 1,200 mg 1,200 mg

14 a 18 anos 1,800 mg 1,800 mg

Acima de 19 anos 2,000 mg 2,000 mg

Lembre-se de que uma consulta junto ao médico ou nutricionista é imprescindível para analisar a sua necessidade individual de suplementação dessa e de outras vitaminas, especialmente para gestantes e lactantes. Para bebês, fórmula infantil e comida devem ser as únicas fontes para obter vitamina C.