topbar
Banner Topo

Autoteste
COVID-19

Confira informações importantes para a realização do autoteste:

1) O paciente que possui o kit realiza a coleta através da secreção do nariz ou da boca, dependendo da indicação do teste, com um swab (parecido com um cotonete). Na sequência, o swab é introduzido em um líquido de extração (processo químico) e realizada a testagem. O resultado está disponível em alguns minutos (informado pelo fabricante do teste), indicando tanto o resultado positivo quanto negativo para a presença do vírus.

2) Quando devo usar um AUTOTESTE para Covid-19? Você pode utilizar o autoteste caso esteja apresentando sintomas ou tenha tido contato com alguém que tenha um resultado positivo recente em um teste de diagnóstico para Covid-19.

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são: febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, perdas olfativas/gustativas (não sente cheiro e nem gosto) e dores no corpo.

É importante saber qual o período adequado para utilizar um autoteste: Se você apresenta sintomas o autoteste pode ser utilizado no período entre o 1º ao 7º dia do início dos sintomas. Se você não apresenta sintomas, o autoteste pode ser utilizado a partir do 5º dia do contato com indivíduo com infecção por SARS-CoV-2.

Não utilize o autoteste caso você apresente sintomas como falta de ar, baixos níveis de saturação de oxigênio (abaixo de 95%), cianose (cor azulada nas unhas, pele, lábios), letargia (sono profundo), confusão mental, sinais de desidratação. Nesses casos, procure um serviço de saúde o mais rápido possível.

3) Os autotestes são utilizados para triagem, portanto fornecem apenas um resultado orientativo. A confirmação do diagnóstico de Covid-19 deve ser feita em um estabelecimento de saúde, bem como a notificação do resultado nos sistemas Oficiais do Ministério da Saúde.

4) É facultado ao fabricante disponibilizar aos usuários um sistema para registro dos resultados.

5) O fabricante deve informar o procedimento para descarte do kit após o uso.

Adquira seu teste