Banner

PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL

O Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos considerados essenciais. O Programa possui parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de “Aqui tem Farmácia Popular".

Saiba mais informações no site portal.saude.gov.br.
Fonte: www.saude.gov.br/acoes-e-programas/farmacia-popular/sobre-o-programa

Medicamentos Genéricos

O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo fármaco (princípio ativo), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência no país, apresentando a mesma segurança que o medicamento de referência no país podendo, com este, ser intercambiável.

A intercambialidade, ou seja, a segura substituição do medicamento de referência pelo seu genérico, é assegurada por testes de bioequivalência apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde. Essa intercambialidade somente poderá ser realizada pelo farmacêutico responsável, pela farmácia ou drogaria e deverá ser registrada na receita médica.

Na embalagem dos genéricos deve estar escrito “Medicamento Genérico” dentro de uma tarja amarela. Além disso, deve constar a Lei nº 9.787/99. Como os genéricos não têm marca, o que você lê na embalagem é o princípio ativo do medicamento. O preço do medicamento genérico é menor, pois os fabricantes de medicamentos genéricos não necessitam fazer investimentos em pesquisas para o seu desenvolvimento, visto que as formulações já estão definidas pelos medicamentos de referência.

Fonte: portal.anvisa.gov.br