O aceclofenaco está indicado para o tratamento de processos dolorosos e inflamatórios tais como: dores de dentes, traumatismos, dores musculares (ex: lombares), dores pós-cirúrgicas (após o parto normal, após extração dentária), dores nas articulações dos ombros e reumatismos. Também é eficaz no tratamento crônico de processos inflamatórios, como artrite reumatoide, osteoartrite e espondilite anquilosante.
Como este medicamento funciona?
O aceclofenaco é um fármaco anti-inflamatório não esteroidal que é estruturalmente semelhante ao diclofenaco. Apresenta efeitos na inflamação, possuindo propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o que leva ao alívio de diversas condições dolorosas. O efeito analgésico do produto se inicia cerca de 30 minutos após a ingestão do comprimido.
Quando não devo usar este medicamento?
O aceclofenaco é contraindicado em caso de hipersensibilidade (alergia) conhecida ao aceclofenaco e/ou a qualquer componente da formulação. Não deve ser administrado em pacientes alérgicos ao diclofenaco, pois se relata a ocorrência de reações alérgicas graves nesses pacientes. Também não deve ser administrado àqueles que sofrem de broncoespasmo, urticária ou rinite aguda devido ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não esteroides. É contraindicado em pacientes com úlcera do estômago ou duodeno em fase ativa. A segurança do aceclofenaco em gestantes não foi testada, e este produto está contraindicado na gravidez, exceto quando os benefícios superem os riscos. Este produto é contraindicado durante a lactação. Não deve ser utilizado por menores de 12 anos e em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O aceclofenaco é contraindicado em caso de hipersensibilidade conhecida ao aceclofenaco e/ou a qualquer componente da formulação. Não deve ser administrado em pacientes alérgicos ao diclofenaco, pois há relatos de reações alérgicas graves nestes casos. O medicamento é contraindicado em pacientes com úlcera do estômago ou duodeno em fase ativa, além de ser desaconselhado durante a gestação e lactação, exceto se os benefícios superarem os riscos. Pacientes com tontura e vertigem devem evitar a administração antes de operar veículos ou equipamentos perigosos. É contraindicado para menores de 12 anos e em casos de síndrome de má-absorção de glicose-galactose. Pacientes com suspeita de dengue também devem evitar o uso, pois pode aumentar o risco de sangramentos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Este medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A dose usual é de 1 (um) comprimido de 100 mg por via oral a cada 12 (doze) horas. A duração do tratamento pode variar dependendo do caso e deve ser orientada pelo médico. A posologia deve ser individualizada de acordo com a indicação e características do paciente. Recomenda-se seguir a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Use a medicação assim que se lembrar, caso tenha esquecido uma dose. Se o horário estiver próximo ao que seria a dose seguinte, pule a dose perdida e siga o horário das outras doses normalmente. Não dobre a dose para compensar a dose omitida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A maioria dos efeitos adversos observados é reversível, e de intensidade leve, incluindo os gastrintestinais e tonturas ocasionais.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?