Aceratum® é indicado para facilitar a remoção do excesso de cerúmen do ouvido.
Como este medicamento funciona?
Aceratum ® contém peróxido de carbamida, que quando em contato com a água, libera peróxido de hidrogênio como um dos subprodutos. Foi demonstrado que o peróxido de hidrogênio degrada o cerúmen. O oxigênio liberado forma bolhas que mecanicamente amolecem e ajudam a remover o excesso de cerúmen impactado.
Quando não devo usar este medicamento?
Aceratum ® é contraindicado caso você tenha alergia a qualquer um dos componentes do medicamento. Não deve ser usado por pacientes com tubo de ventilação no ouvido (dreno), dor ou vermelhidão no ouvido, erupção cutânea na região do ouvido, sensibilidade ou tontura, assim como lesões ou infecções conhecidas, suspeita de infecção, perfuração no tímpano ou após a cirurgia no ouvido.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Se ocorrer irritação, procure a orientação do médico, que poderá avaliar e decidir quando e como o tratamento deve terminar. Não ingerir nem pingar Aceratum nos olhos. Uso durante a gravidez e a lactação: não há estudos clínicos que comprovem segurança do uso do medicamento durante gravidez e lactação. Por isso, o uso do Aceratum durante a gravidez e período de lactação fica a critério médico. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Aceratum é indicado para crianças acima de 12 anos e adultos. O uso por crianças abaixo de 12 anos deve ser feito apenas com indicação e acompanhamento médico. Uso em idosos: não existem advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes acima de 65 anos de idade, desde que respeitadas as condições gerais do paciente. Interações medicamentosas: estudos clínicos demonstraram que o produto não apresenta interações com outros medicamentos. Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Aceratum® apresenta-se como solução límpida e transparente, incolor apresentando aspecto homogêneo. Armazenar o medicamento em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 ºC). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
ACERATUM deve ser utilizado por adultos e crianças acima de 12 anos, com uma aplicação de 5 a 10 gotas no canal auditivo, 2 vezes ao dia, por até 4 dias consecutivos. É normal que haja saída (ou refluxo) da solução após a aplicação. Não utilize instrumentos para remover a cera do canal auditivo.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Use a medicação assim que lembrar. Se o horário estiver próximo do que seria a próxima aplicação, pule a aplicação perdida e siga o horário das outras normalmente. Não dobre a dose para compensar a dose esquecida. Em casos de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Junto com os efeitos esperados ao uso de Aceratum ®, alguns efeitos indesejáveis podem ocorrer. As seguintes reações foram relatadas: reações alérgicas como: erupções cutâneas, urticária, coceira, vermelhidão, inchaço, bolhas ou descamação da pele, chiado no peito, aperto no peito ou na garganta, dificuldade para respirar ou falar, rouquidão incomum, inchaço na boca, rosto, lábios, língua ou garganta.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não há casos de superdose e não existem relatos de efeitos tóxicos graves após a administração de Aceratum® no ouvido. Contudo, este medicamento pode causar dano à saúde caso seja ingerido. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.