O acetato de ciproterona apresenta propriedades antiandrogênicas, atuando no tratamento de doenças associadas aos hormônios sexuais masculinos, que também estão presentes em mulheres em menores quantidades. É indicado para influenciar favoravelmente condições andrógeno-dependentes como hirsutismo (crescimento excessivo de pelos), alopecia androgênica (perda de cabelo no couro cabeludo), e acne e seborreia em mulheres. Nos homens, reduz a concentração de testosterona no sangue, diminuindo o impulso em casos de desvios sexuais e inibindo o crescimento do câncer de próstata.
Como este medicamento funciona?
O acetato de ciproterona é uma preparação hormonal que bloqueia o efeito dos andrógenos, que são hormônios sexuais produzidos principalmente em homens, mas também, em menor quantidade, em mulheres. Em pacientes do sexo feminino, o acetato de ciproterona influencia favoravelmente condições andrógeno-dependentes, como problemas de crescimento excessivo de pelo no hirsutismo, perda de cabelo no couro cabeludo (alopecia androgênica) e aumento da atividade da glândula sebácea em acne e seborreia. Em pacientes do sexo masculino, o acetato de ciproterona reduz a concentração de testosterona (andrógenos) no sangue, resultando na redução do impulso sexual e desvios sexuais. Além disso, em pacientes com câncer de próstata, o acetato de ciproterona inibe o efeito estimulador dos andrógenos sobre o crescimento tumoral.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome acetato de ciproterona se você apresenta qualquer uma das condições: grávida ou amamentando; doença no fígado; antecedente de icterícia ou prurido persistente durante gravidez anterior; antecedente de herpes durante a gravidez; doença do fígado com excreção alterada de bilirrubina (Síndromes de Dubin-Johnson e de Rotor); tumores benignos ou malignos de fígado; tumor benigno no cérebro (meningioma); doenças debilitantes; depressão crônica grave; distúrbios que afetem a circulação sanguínea; diabetes mellitus grave com alterações nos vasos sanguíneos; anemia falciforme; alergia ao acetato de ciproterona ou qualquer outro componente da formulação.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de iniciar o uso de acetato de ciproterona, é importante informar ao seu médico se você sofre de diabetes, pois pode ser necessário adequar seu medicamento antidiabético. Pode ocorrer s sensação de falta de ar com o uso de altas doses. Dados sugerem que altas doses podem diminuir a função da glândula adrenal, portanto, seu médico pode realizar testes para monitorar isso. O uso do medicamento tem sido associado ao desenvolvimento de um tumor cerebral geralmente benigno (meningioma), especialmente em uso prolongado ou em altas doses. Você deve procurar atendimento médico imediatamente se notar sintomas como alterações na visão, perda de audição, zumbido, perda do olfato, dores de cabeça que pioram, perda de memória, convulsões, fraqueza nas extremidades. Além disso, informe seu médico se já teve coágulos de sangue nas artérias ou veias.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de acetato de ciproterona pode estar associado ao desenvolvimento de um tumor cerebral geralmente benigno (meningioma), especialmente com uso prolongado ou em doses elevadas. Sintomas como alterações na visão, perda de audição, zumbido nos ouvidos, perda do olfato, dores de cabeça que pioram, perda de memória, convulsões e fraqueza nos braços ou pernas devem levar o paciente a procurar atendimento médico imediatamente. Também, a ocorrência de coágulos de sangue (eventos tromboembólicos) foi reportada durante o tratamento, especialmente em pacientes com histórico de coágulos ou tumores avançados.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?