Este é um medicamento expectorante indicado quando se tem dificuldade para expectorar e há muita secreção densa e viscosa, tais como bronquite aguda, bronquite crônica e suas exacerbações, enfisema pulmonar, pneumonia, colapso/atelectasias pulmonares e mucoviscidose. Também é indicado para intoxicação acidental ou voluntária por paracetamol.
Como este medicamento funciona?
A acetilcisteína é um medicamento expectorante que ajuda a eliminar as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a respiração. A acetilcisteína modifica as características da secreção respiratória (muco), reduzindo sua consistência e elasticidade, tornando-a mais fluida, o que facilita a sua eliminação das vias respiratórias. Além disso, a acetilcisteína funciona como antídoto de danos hepáticos provocados pelo paracetamol, regenerando os estoques de uma substância vital para a função normal do fígado (a glutationa). O início de sua ação ocorre dentro de uma hora após sua administração, alcançando concentrações máximas nas secreções brônquicas.
Quando não devo usar este medicamento?
A acetilcisteína é contraindicada para pacientes alérgicos a acetilcisteína e/ou demais componentes de sua formulação. Este medicamento é contraindicado para crianças menores de 2 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A presença de odor sulfúreo (enxofre) não indica alteração no medicamento, pois é característico do princípio ativo contido no mesmo. É recomendada precaução quando utilizado por pacientes com úlcera péptica ou histórico de úlcera, especialmente no caso de administração concomitante a outros medicamentos com conhecido efeito irritativo à mucosa gástrica. A administração da acetilcisteína, principalmente no início do tratamento, pode fluidificar a secreção brônquica e aumentar seu volume. Se efetivamente o paciente não conseguir expectorar, deve ser realizada a drenagem postural, aspiração brônquica e/ou outras medidas para drenagem de secreção. Uso em idosos deve seguir as orientações gerais descritas para o medicamento. Uso pediátrico: agentes mucolíticos podem induzir obstrução respiratória em crianças abaixo de 2 anos. Pacientes portadores de asma brônquica devem ser rigorosamente monitorados durante o tratamento. Gravidez e lactação: é preferível evitar o uso de acetilcisteína na gravidez e seu uso deve ser avaliado cuidadosamente durante a lactação. Atenção: contém sódio e sacarose; pacientes com problemas hereditários de intolerância à frutose e com insuficiência de sacarose-isomaltase não devem tomar este medicamento. Interações medicamentosas: não deve ser administrada concomitantemente com fármacos antitussígenos ou carvão ativado.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar este medicamento, deve tomá-lo assim que lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retome o esquema posológico normal. Não tome duas doses ao mesmo tempo para compensar a dose esquecida. É importante seguir as orientações do seu médico ou farmacêutico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não informado na bula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não há informações específicas sobre o que fazer em caso de uso de quantidade maior do que a indicada deste medicamento na bula do acetilcisteína EMS. Portanto, recomenda-se procurar um médico ou um farmacêutico imediatamente para orientação adequada.