Adoless com 28 Comprimidos

  • Fabricante: Farmoquímica S/A - 33349473000158
  • Categoria: Anticoncepcional
  • Princípio ativo: Etinilestradiol,Gestodeno
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Adoless ® (gestodeno, etinilestradiol) é indicado na prevenção da gravidez. Embora tenha eficácia bem estabelecida, há casos de gravidez em mulheres utilizando contraceptivos orais.

  • Como este medicamento funciona?

    Adoless ® é um contraceptivo oral que combina 2 hormônios, o etinilestradiol e o gestodeno. Os contraceptivos orais combinados suprimem as gonadotrofinas, ou seja, inibem os estímulos hormonais que levam à ovulação, o que leva à contracepção.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    ADOLESS ® não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, ou ainda por mulheres que estejam amamentando. Também é contraindicado para aquelas que apresentem qualquer uma das seguintes condições: história anterior ou atual de trombose venosa profunda; história anterior ou atual de tromboembolismo; doença vascular cerebral; valvulopatias trombogênicas; distúrbios do ritmo cardíaco trombogênico; trombofilias hereditárias ou adquiridas; dor de cabeça com sintomas neurológicos como aura; diabetes com comprometimento da circulação; hipertensão não controlada; câncer de mama ou outra neoplasia dependente do hormônio estrogênio; tumores do fígado ou doença do fígado ativa; sangramento vaginal sem causa determinada; história de pancreatite associada à hipertrigliceridemia severa. O produto é contraindicado para uso por homens e não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Também não é indicado para pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso de contraceptivos orais combinados deve ser feito com acompanhamento médico. Pacientes com intolerância à glicose ou diabetes mellitus devem ser acompanhadas criteriosamente, pois a intolerância à glicose tem sido relatada em usuárias. Uma pequena parcela das usuárias pode apresentar alterações lipídicas, como hipertrigliceridemia, que pode levar a pancreatite e outras complicações. Mulheres com histórias de depressão devem ser observadas, e a suspensão do medicamento é recomendada se a depressão reaparecer com gravidade. Este produto não fornece proteção contra infecções como HIV (AIDS) ou outras doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, diarreia e/ou vômitos podem reduzir a absorção do hormônio. Os usuários devem ser alertados sobre o aumento do risco de eventos tromboembólicos e trombóticos, especialmente em mulheres com condições predisponentes.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O uso de Adoless deve ser feito por via oral, seguindo a posologia de 1 comprimido ativo diariamente. A embalagem contém 24 comprimidos ativos de cor branca e 4 comprimidos inativos de cor amarela, sendo recomendável iniciar pela cartela de comprimidos ativos. É importante que o uso seja acompanhado por um médico e deve-se considerar o uso de métodos contraceptivos alternativos se houver a possibilidade de gravidez.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você esquec er de tomar o medicamento ADOLESS, as orientações para agir em relação a isso não estão especificadas na bula. Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?
    Adoless pode causar diversos males e efeitos colaterais. O uso de contraceptivos orais combinados está associado a um aumento do risco de eventos tromboembólicos e trombóticos, como trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais. O risco é maior em mulheres com condições predisponentes, como obesidade, cirurgia ou trauma com risco de trombose, idade avançada e tabagismo. Além disso, algumas mulheres podem apresentar alterações lipídicas, como hiperlipidemia, e hipertrigliceridemia, que pode levar a pancreatite. É importante observar que diarreia e/ou vômitos podem reduzir a absorção do hormônio, resultando em diminuição das concentrações séricas. Mulheres com história de depressão devem ser monitoradas, pois o medicamento pode agravar a condição. Por fim, fumar aumenta o risco de efeitos colaterais cardiovasculares graves decorrentes do uso deste medicamento.
  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.