• Home
  • Bulas
  • Afetus com 60 Comprimidos Revestidos 50mg

Afetus com 60 Comprimidos Revestidos 50mg

  • Fabricante: Eurofarma Laboratórios S.a. - 61190096000192
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Sertralina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Afetus ® (cloridrato de sertralina) é indicado para o tratamento de transtorno depressivo, incluindo aqueles acompanhados por sintomas de ansiedade, em pacientes com ou sem história de mania, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno do pânico, transtorno de estresse pós-traumático, fobia social e síndrome da tensão pré-menstrual (STPM) e/ou transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). Em crianças e adolescentes (entre 6 e 17 anos) está indicado apenas no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

  • Como este medicamento funciona?

    Afetus ® (cloridrato de sertralina) atua sobre a serotonina, um neurotransmissor presente no cérebro, ajudando a aliviar os sintomas dos transtornos mencionados. O início dos efeitos terapêuticos pode ocorrer dentro de 7 dias, podendo variar dependendo das características do paciente e do transtorno mental em tratamento.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos. Não é indicado para crianças entre 6 e 17 anos, com exceção de casos de transtorno obsessivo compulsivo. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. É contraindicado para pacientes com hipersensibilidade (alergia) ao cloridrato de sertralina ou aos demais componentes da fórmula e para pacientes em uso concomitante de antidepressivos inibidores da monoaminoxidase (IMAO), pimozida e dissulfiram. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?
    Resposta:

    Há risco de sindrose serotoninérgica pela associação de triptanas (uma classe de medicamentos utilizados para o tratamento da crise de enxaqueca) e os inibidores da recaptação de serotonina, como o cloridrato de sertralina. Se você faz uso de uma dessas medicações, avise o seu médico para as devidas providências. Não deve usar cloridrato de sertralina com medicamentos IMAO, pois há casos de reações graves, algumas fatais. Se você estiver usando um IMAO antes de usar cloridrato de sertralina, deve parar de usar o IMAO e esperar no mínimo 14 dias para iniciar o tratamento com o IMAO novamente. Deve-se estar atento à ativação de mania/hipomania, perda de peso indesejável, e convulsão, caso você ou sua família tenham histórico. Além disso, há risco de piora clínica e suicídio, sendo necessário acompanhamento médico, principalmente no período inicial do tratamento. Não deve dirigir veículos ou operar máquinas. Se tiver problemas renais ou hepáticos, deve avisar ao médico, pois as doses podem precisar de ajuste.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O uso de AFETUS (cloridrato de sertralina) deve ser feito após avaliação médica, especialmente para pacientes com transtorno obsessivo compulsivo (TOC) entre 6 e 17 anos. É importante seguir as orientações do médico quanto à dosagem e à duração do tratamento, o qual pode variar conforme a resposta individual ao medicamento. A sertralina atua sobre a serotonina e pode levar de 7 a 14 dias para que os efeitos terapêuticos sejam percebidos. A descontinuação deve ser gradual para evitar sintomas de abstinência.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de usar Afetus, você deve tomar a dose assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo da hora da próxima dose, pule a dose esquecida e volte ao seu esquema habitual. Não tome duas doses para compensar a dose esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento Afetus pode causar os seguintes males: síndrome serotoninérgicas (que cursa com dores abdominais, diarreia, hiperpirexia, hiperreflexia, hipertensão arterial, taquicardia, tremores, agitação, delírio e convulsões), que podem evoluir para coma, colapso cardiovascular e morte. Além disso, existem riscos de ativação de mania/hipomania, perda de peso, convulsão, e piora clínica e suicídio, especialmente no início do tratamento. Sintomas de abstinência podem ocorrer, incluindo tontura, distúrbios sensoriais, distúrbios do sono, agitação, náusea, tremor e dor de cabeça. É importante que o médico supervisiona o tratamento.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.