AKINETON ® (cloridrato de biperideno) está destinado ao tratamento da síndrome parkinsoniana, especialmente para controlar sintomas de rigidez e tremor; sintomas extrapiramidais como distonias agudas (espasmos musculares prolongados), acatisia (inquietação) e síndromes parkinsonianas induzidas por neurolépticos e outros fármacos similares.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de biperideno é um agente anticolinérgico com efeito marcante no sistema nervoso central, que reduz os efeitos produzidos pela acetilcolina no sistema nervoso. O AKINETON (cloridrato de biperideno) bloqueia principalmente a transmissão dos impulsos colinérgicos centrais pela reversão da ligação aos receptores de acetilcolina, modificando o estado parkinsoniano do paciente. O tempo médio estimado para o início da ação terapêutica ocorre após um intervalo de tempo de uma hora e meia e o pico das concentrações do medicamento no sangue é alcançado após cerca de 1,5 hora.
Quando não devo usar este medicamento?
AKINETON ® (cloridrato de biperideno) é contraindicado para uso por pacientes com hipersensibilidade ao cloridrato de biperideno ou a qualquer um dos excipientes da fórmula. É contraindicado para pacientes portadores de alguns subtipos de glaucoma (glaucoma de ângulo estreito), portadores de estreitamento ou obstrução mecânica do aparelho digestório, e para pacientes com um subtipo de alteração do intestino grosso chamado megacólon. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista, sendo classificado na categoria C de risco na gravidez. Não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. O uso deste medicamento pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
AKINETON ® (cloridrato de biperideno) deve ser administrado com cautela em pacientes com prostatismo, epilepsia ou arritmia cardíaca. Você não deve dirigir veículos ou operar máquinas durante o tratamento combinado com outro medicamento de ação central, anticolinérgicos ou álcool, pois sua habilidade e capacidade de reação podem estar prejudicadas. Uso em crianças: estudos sobre o uso de AKINETON em crianças são limitados e restringem-se, basicamente, a tratamentos de duração limitada de distonias (contração muscular involuntária) de causa iatrogênica. Uso em idosos: maior atenção deve ser dispensada aos pacientes com idade avançada, especialmente se apresentam sintomas de doenças orgânicas cerebrais. Gravidez: não se sabe se o biperideno pode causar danos fetais, devendo ser administrado quando estritamente necessário. Lactação: não se sabe se o biperideno é excretado no leite materno, cautela é recomendada. Este medicamento contém 95,60 mg de lactose e não deve ser usado por pessoas com sindrome de má absorção de glicose-galactose. O uso pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
AKINETON ® (cloridrato de biperideno) deve ser guardado dentro da embalagem original e conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz e da umidade. O prazo de validade do medicamento a partir da data de fabricação é de 36 meses. Guarde-o em sua embalagem original e mantenha fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O tratamento com AKINETON (cloridrato de biperideno) deve ser iniciado com aumento gradativo das doses em função do efeito terapêutico e dos efeitos secundários. Os comprimidos devem ser administrados com líquidos, preferencialmente durante ou após uma refeição, para minimizar os efeitos indesejáveis no sistema gastrointestinal. Para síndromes parkinsonianas, a dose inicial usual é de 1 mg (1/2 comprimido) duas vezes ao dia, podendo ser aumentada para 2 mg (1 comprimido) por dia. A dose de manutenção varia de 3 a 16 mg/dia. Para transtornos extrapiramidais medicamentosos, a dose usual é de 1 a 4 mg (meio a 2 comprimidos) uma a quatro vezes ao dia. Em crianças de 3 a 15 anos, a dose recomendada é de meio a 1 comprimido, 1 a 3 vezes ao dia.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de tomar uma dose do medicamento, tome - a assim que se lembrar. Entretanto, se estiver próximo do horário de tomar a próxima dose, não tome a dose esquecida. Tome a próxima dose no horário habitual. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de AKINETON pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. Além disso, o medicamento deve ser administrado com cautela em pacientes com prostatismo, epilepsia ou arritmia cardíaca.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?