O albendazol é usado para tratar uma grande variedade de condições causadas por vermes ou parasitas. Estudos mostram que o albendazol é eficaz no tratamento de infecções por Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Trichuris trichiura, Strongyloides stercoralis, Taenia spp. e Hymenolepis nana; de opistorquíase (Opisthorchis viverrini) e larva migrans cutânea; e de giardíase (Giardia lamblia, G. duodenalis, G. intestinalis) em crianças.
Como este medicamento funciona?
O albendazol pertence a uma classe de compostos anti-helmínticos e antiparasitários benzimidazólicos. O albendazol tem a capacidade de eliminar vermes e parasitas do seu corpo, matando-os.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use albendazol se:
- você for hipersensível (alérgico) ao albendazol, a medicamentos similares ao albendazol (como mebendazol e tiabendazol) ou a qualquer outro componente da fórmula;
- você está grávida, suspeita de gravidez ou planeja engravidar. O albendazol não deve ser administrado durante a gravidez nem a mulheres que possam estar grávidas ou pensem em engravidar. Também não deve ser usado durante a amamentação, a não ser que os benefícios potenciais para a mãe justifiquem os possíveis riscos para o filho.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar albendazol, avise seu médico se você planeja ficar grávida, está grávida ou desconfia estar grávida; e se você está amamentando. O tratamento com albendazol pode revelar casos de neurocisticercose preexistente. Se você apresentar convulsão ou outros sintomas neurológicos durante o uso, a terapia com esteróides e anticonvulsivantes deve ser iniciada imediatamente. Além disso, é importante tomar precauções para evitar infecções por vermes, como manter limpas as instalações sanitárias e lavar as mãos com frequência. Albendazol pode ser tomado durante ou após as refeições, evitando o uso concomitante de cimetidina, praziquantel e dexametasona, que podem aumentar a concentração do medicamento no sangue.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Albendazol deve ser administrado de acordo com a orientação do médico, respeitando os horários e as doses recomendadas. Não há necessidade de procedimentos especiais, como dieta ou uso de agentes purgantes. É preferível que o albendazol seja tomado na mesma hora todos os dias. Se não houver melhora após três semanas, consulte o médico, pois um segundo ciclo de tratamento pode ser necessário.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer uma dose, tome-a assim que se lembrar e mantenha o horário normal da próxima dose. No entanto, se ao perceber que deixou de tomar uma dose você já estiver no horário da próxima, pule a dose esquecida e continue usando o medicamento nos horários normais. Em caso de dúvida, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Alguns efeitos indesejáveis relatados com o uso de albendazol estão descritos abaixo. Se você apresentar esses ou outros sintomas causados pelo uso do medicamento, informe seu médico. Reações incomuns (ocorrem de 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor epigástrica ou abdominal, dore de cabeça, vertigem, enjoo, vômito ou diarreia. Reações raras (ocorrem de 0,01% a 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): reações alérgicas (caracterizadas por coceira, vermelhidão da pele e urticária) e alterações do fígado (caracterizadas por elevações dos níveis de algumas enzimas do fígado). Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): vermelhidão da pele; uma doença conhecida como síndrome de Stevens-Johnson, caracterizada por vermelhidão intensa, descamação da pele e lesões, com a possibilidade de sintomas sistêmicos (ou seja, que envolvem o organismo como um todo) graves. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você acidentalmente usar uma quantidade maior do que a indicada de albendazol, é importante procurar imediatamente ajuda médica. Caso você apresente convulsão ou outros sintomas neurológicos durante o uso do medicamento, a terapia com esteróides e anticonvulsivantes deve ser iniciada imediatamente.