Alevo é indicado no tratamento de infecções bacterianas causadas por agentes sensíveis ao levofloxacino, tais como: infecções do trato respiratório superior e inferior, incluindo sinusite, exacerbações agudas de bronquite crônica e pneumonia; infecções da pele e tecido subcutâneo, complicadas e não complicadas, tais como impetigo, abscessos, furunculose, celulite e erisipela; infecções do trato urinário, incluindo pielonefrite aguda; osteomielite. Como as fluoroquinolonas, incluindo levofloxacino, têm sido associadas a reações adversas graves, e pelo fato de que, para alguns pacientes, infecções do trato urinário não complicadas, exacerbações bacterianas agudas de bronquite crônica e sinusite aguda bacteriana podem ser autolimitadas, Alevo só deve ser indicado para tratamento destas infecções em pacientes para os quais não existam opções de tratamento alternativas.
Como este medicamento funciona?
Alevo é um medicamento pertencente ao grupo dos fármacos conhecidos como antibióticos. Alevo é indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis ao levofloxacino como: Aeróbios Gram-positivos (como Enterococcus (Streptococcus) faecalis, Staphylococcus aureus), Aeróbios Gram-negativos (como Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae), e outros microorganismos como Chlamydia pneumoniae e Mycoplasma pneumoniae. A ação do medicamento inicia-se logo após a sua administração, continuando progressivamente com o decorrer do tratamento, até a eliminação da infecção.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado se você apresentar hipersensibilidade (alergia) ao levofloxacino, a outros agentes antimicrobianos derivados das quinolonas ou a quaisquer outros componentes da fórmula do produto. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Converse com seu médico se alguma das situações abaixo se aplicar a você: reações anafiláticas e/ou de hipersensibilidade (alergia) graves e ocasionalmente fatais foram relatadas em pacientes que receberam tratamento com quinolonas, incluindo o levofloxacino. Essas reações frequentemente ocorrem após a primeira dose. Algumas reações foram acompanhadas por colapso cardiovascular, hipotensão/choque (queda de pressão), convulsões, perda da consciência, formigamento, angioedema (inchaço), obstrução das vias aéreas, dispneia (falta de ar), urticária, coceira e outras reações cutâneas sérias. O tratamento com levofloxacino deve ser interrompido imediatamente diante do aparecimento da primeira erupção cutânea ou qualquer outro sinal de hipersensibilidade (alergia). Eventos decorrentes de mecanismos imunológicos desconhecidos foram relatados em pacientes tratados com quinolonas, incluindo raramente o levofloxacino. Esses eventos podem ser severos e geralmente ocorrem após a administração de doses múltiplas. Hepatotoxicidade (dano ao fígado) e miastenia grave (doença neuromuscular que causa fraqueza muscular) também são preocupações. Se você tem histórico conhecido de miastenia grave evite o uso. Efeitos no sistema nervoso central e neuropatia também foram reportados; caso ocorra qualquer sintoma, o <
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar este medicamento, você deve tomá-lo assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e retomar o esquema posológico normal. Não tome o medicamento dois vezes para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento ALEVO pode causar os seguintes males: reações anafiláticas e/ou de hipersensibilidade, que podem ser graves e ocasionalmente fatais; eventos graves devido a mecanismos imunológicos desconhecidos, incluindo febre, erupção cutânea, vasculite, artralgia, mialgia, doenças do soro, pneumonite alérgica, nefrite intersticial, falência renal, hepatite, icterícia, e várias anormalidades hematológicas; hepatotoxicidade severa; aumento da fraqueza muscular em pessoas com miastenia grave; convulsões, psicoses tóxicas e aumento da pressão intracraniana; neuropatia com sintomas como formigamento e fraqueza; colite pseudomembranosa; e prolongamento do intervalo QT e arritmias. O tratamento deve ser descontinuado imediatamente ao surgirem os primeiros sinais de reações adversas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você usar uma quantidade maior do que a indicada de ALEVO, deve interromper imediatamente o uso e procurar um médico ou um centro de intoxicação. Não foram especificadas orientações detalhadas sobre a superdose na bula, então é imprescindível seguir as recomendações médicas.