O algestona acetofenida + enantato de estradiol é indicado para prevenir a gravidez, sendo um contraceptivo (anticoncepcional) injetável à base de hormônios para uso em dose única mensal. Pode também ser indicado para o controle de irregularidades menstruais e como tratamento para problemas hormonais de falta de estrógeno ou progesterona.
Como este medicamento funciona?
O algestona acetofenida + enantato de estradiol tem a combinação de duas substâncias que atuam juntamente para impedir a ovulação. Deve ser injetado no músculo sempre por um profissional qualificado e treinado uma vez por mês de acordo com o dia do seu sangramento menstrual e orientação de seu médico.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar algestona acetofenida + enantato de estradiol se apresentar as seguintes condições: alergia a qualquer um dos componentes do produto, estiver grávida ou com suspeita de gravidez; estiver amamentando (com menos de 6 semanas após o parto), tem ou teve câncer de mama ou suspeita de doença maligna de mama ou órgão genital, dores de cabeça graves e recorrentes, inclusive enxaqueca com sintomas neurológicos, hipertensão (pressão alta) grave (acima de 180/110 mmHg), doença vascular, apresentar histórico recente ou antigo de trombose venosa profunda, embolia pulmonar, ou ambos em tratamento com anticoagulante, problemas recentes ou antigos de falta de irrigação sanguínea no coração (incluindo infarto do miocárdio) ou doença nas válvulas do coração, tiver diabetes com comprometimento dos rins, dos olhos, dos nervos ou com outros problemas de circulação sanguínea ou diabetes há mais de 20 anos, tiver lúpus eritematoso sistêmico, presença ou histórico de doenças do fígado, incluindo cirrose grave, tumores malignos do fígado, hepatite ativa, icterícia colestática da gravidez ou icterícia com o uso de anticoncepcional hormonal prévio, incluindo coceira grave na gravidez, tiver passado por uma cirurgia de grande porte que exija muito tempo em repouso, sangramento uterino ou vaginal anormal,
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Deve-se ter cautela se algestona acetofenida + enantato de estradiol for administrado nas seguintes situações: histórico de pressão arterial alta, histórico familiar de doença nas veias e artérias, altos níveis de colesterol ou triglicérides, cirurgia de grande porte com imobilização prolongada, amamentação (6 semanas – 6 meses após o parto), nos primeiros 21 dias após o parto mesmo que não amamentando, histórico de câncer de mama ou histórico familiar de câncer de mama, uso de determinados antibióticos, terapias antirretrovirais ou anticonvulsivantes, tumores de fígado, doença inflamatória nos intestinos, síndrome hemolítica urêmica. Em tais casos, o médico deve acompanhar cuidadosamente o uso do medicamento e avaliar a melhor alternativa de terapia anticoncepcional. Recomenda-se uma avaliação médica e ginecológica minuciosa e completa antes e durante o uso de algestona acetofenida + enantato de estradiol.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O algostona acetofenida + enantato de estradiol deve ser injetado no músculo por um profissional qualificado e treinado, uma vez por mês, de acordo com o dia do seu sangramento menstrual e a orientação de seu médico. É indicado para prevenir a gravidez e para o controle de irregularidades menstruais e problemas hormonais relacionados à falta de estrógeno ou progesterona.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O algestona acetofenida + enantato de estradiol pode causar: alergia a qualquer um dos componentes, problemas graves como câncer de mama, hipertensão grave, doenças vasculares, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto do miocárdio, diabetes com complicações, lúpus eritematoso sistêmico, doenças do fígado, sangramento vaginal anormal, problemas visuais, entre outros. Além disso, pode induzir alterações no padrão de sangramento menstrual e não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?