• Home
  • Bulas
  • Allestra 15 com 28 Comprimidos Revestidos 0015006mg

Allestra 15 com 28 Comprimidos Revestidos 0015006mg

  • Fabricante: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A - 60659463002992
  • Categoria: Anticoncepcional
  • Princípio ativo: Etinilestradiol,Gestodeno
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Allestra 15 é indicado na prevenção da gravidez. Embora tenha eficácia bem estabelecida, há casos de gravidez em mulheres utilizando contraceptivos orais.

  • Como este medicamento funciona?

    Allestra 15 é um contraceptivo oral que combina 2 hormônios: o etinilestradiol e o gestodeno. Os contraceptivos orais combinados, que possuem 2 hormônios em sua composição, suprimem as gonadotrofinas, ou seja, inibem os estímulos hormonais que levam à ovulação, o que leva à contracepção.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Allestra 15 não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, ou ainda por mulheres que estejam amamentando. Allestra 15 não deve ser utilizado por mulheres com hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, não deve ser utilizado por mulheres que apresentem qualquer uma das seguintes condições: histórico anterior ou atual de trombose venosa profunda (obstrução de uma veia); histórico anterior ou atual de tromboembolismo (obstrução de um ou mais vasos sanguíneos por coágulo); doença vascular cerebral (derrame) ou arterial coronariana; valvulopatias trombogênicas; distúrbios do ritmo cardíaco trombogênico; trombofilias hereditárias ou adquiridas; dor de cabeça com sintomas neurológicos como aura; diabetes com comprometimento da circulação; hipertensão não controlada; câncer de mama ou outra neoplasia dependente do hormônio estrógeno; tumores do fígado ou doença do fígado ativa; sangramento vaginal sem causa determinada; histórico anterior ou atual de pancreatite associada à hipertrigliceridemia severa.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso de contraceptivos orais combinados deve ser feito com acompanhamento médico. Pacientes com intolerância à glicose ou diabetes mellitus devem ser acompanhadas criteriosamente. Uma pequena parcela das usuárias pode apresentar alterações lipídicas, e hipertrigliceridemia persistente pode levar a complicações como pancreatite. É importante estar atenta a ausência de menstruação durante o intervalo sem comprimidos e a ocorrências de sangramentos de escape. Mulheres com histórico de depressão devem ser observadas, e o medicamento deve ser suspenso se a depressão reaparecer com gravidade. Este produto não oferece proteção contra infecções por HIV ou outras doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, diarreia e/ou vômitos podem reduzir a absorção do hormônio, e as mulheres devem ser informadas sobre a necessidade de interromper o uso se ocorrer gravidez durante o tratamento.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Para usar o medicamento Allestra 15, deve-se administrar 1 comprimido revestido diariamente, preferencialmente sempre no mesmo horário. A toma deve ser contínua, durante 28 dias, e ao final deste período, iniciar o uso da próxima embalagem. Durante os primeiros dias de uso, recomenda-se utilizar um método contraceptivo não hormonal até que o efeito do medicamento esteja completamente estabelecido. Em caso de vômitos ou diarreia, as medidas devem ser seguidas conforme orientações específicas na bula.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de usar Allestra 15, a orientação é que você deve continuar o uso dos comprimidos normalmente assim que se lembrar, mas se a esquecimento ocorrer em uma semana em que tenha ocorrido atividade sexual desprotegida, deve-se considerar o uso de um método contraceptivo não hormonal até que a possibilidade de gravidez seja excluída.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento Allestra 15 pode causar diversos males, incluindo risco aumentado de eventos tromboembólicos (formação de coágulos), como trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. O risco é maior em mulheres com condições como obesidade, hipertensão, dislipidemia, e em usuárias que sofrem de enxaqueca. Além disso, pode haver ocorrências de amenorreia (ausência de menstruação), depressão e sangramentos de escape. É fundamental que essas pacientes sejam acompanhadas rigorosamente durante o uso do medicamento.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.