• Home
  • Bulas
  • Alopurinol Sandoz 300mg com 30 Comprimidos

Alopurinol Sandoz 300mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Sandoz Do Brasil Indústria Farmacêutica Ltda - 61286647000116
  • Categoria: Inflamação
  • Princípio ativo: Alopurinol
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O alopurinol é usado para prevenir crises de gota e outras condições associadas com o excesso de ácido úrico no corpo, entre elas, pedras nos rins e certos tipos de doença renal.

  • Como este medicamento funciona?

    O alopurinol pertence a um grupo de medicamentos chamados inibidores enzimáticos, que agem controlando a velocidade com que modificações químicas especiais ocorrem no corpo. O alopurinol atua reduzindo a produção de ácido úrico, que é sintetizado pelo nosso organismo. O tempo médio estimado para início da ação farmacológica do medicamento é de uma a duas semanas (efeito máximo).

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este produto é contraindicado caso você tenha apresentado reações de hipersensibilidade ao alopurinol ou a qualquer um dos componentes da formulação. O uso na gravidez deve ser considerado apenas quando não houver alternativa mais segura e quando a doença em si representar riscos para a mãe ou para o feto. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso na lactação não é recomendado, pois relatos indicam que o alopurinol é excretado no leite materno. Este medicamento também não deve ser utilizado por menores de 10 anos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O alopurinol deve ser descontinuado IMEDIATAMENTE caso ocorram erupções na pele ou outra evidência de hipersensibilidade (alergia) à droga. Se você sofre de problemas no fígado ou nos rins ou se está em tratamento para hipertensão (pressão alta) ou insuficiência cardíaca, informe ao seu médico antes de fazer uso deste medicamento. O tratamento com alopurinol não deve ser iniciado até que um ataque agudo de gota tenha terminado completamente, pois, caso contrário, pode haver desencadeamento de novos ataques. Deve ser feita uma hidratação adequada (ingestão de líquidos) para que ocorra uma diluição ótima da urina e com isso sejam evitados alguns problemas. Este medicamento pode causar sonolência e tonteira e dar sensação de desequilíbrio; o paciente deve ter cuidado ao dirigir veículos ou operar máquinas até estar certo de que alopurinol não afeta seu desempenho.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30ºC). Proteger da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Recomenda-se iniciar o tratamento com uma dose baixa (100mg/dia) a fim de reduzir os riscos de reações adversas. A dose deve ser aumentada somente se a resposta referente à redução de urato for insatisfatória. Deve-se ter precaução extra se a função renal estiver comprometida. O esquema de dosagem recomendado é: de 100 a 200mg diários em condições leves; de 300 a 600mg diários em condições moderadamente graves; de 700 a 900mg diários em condições graves. Para crianças com menos de 10 anos, a dosagem é de 10 a 20mg/kg de peso corporal por dia, até o máximo de 400mg.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O alopurinol deve ser descontinuado IMEDIATAMENTE caso ocorram erupções na pele ou outra evidência de hipersensibilidade (alergia) à droga. Além disso, o medicamento pode causar sonolência e tonteira, dando sensação de desequilíbrio, o que requer cautela ao dirigir ou operar máquinas perigosas. Um risco aumentado de hipersensibilidade foi relatado quando o alopurinol é administrado com diuréticos, especialmente em quadros de insuficiência renal, e também quando administrado com inibidores da ECA. É fundamental informar ao médico sobre qualquer reação indesejável que possa ocorrer durante o tratamento.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.