• Home
  • Bulas
  • Alprazolam Biosintetica com 30 Comprimido 2MG

Alprazolam Biosintetica com 30 Comprimido 2MG

  • Fabricante: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A - 60659463002992
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Alprazolam
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é indicado no tratamento de transtornos de ansiedade. Além disso, também é indicado no tratamento dos transtornos de ansiedade associados a outras condições, como a abstinência ao álcool, e no tratamento do transtorno do pânico, com ou sem agorafobia.

  • Como este medicamento funciona?

    É um medicamento da classe dos benzodiazepínicos que atua no sistema nervoso central. A maneira como o alprazolam age não é totalmente conhecida. De forma geral, todos os benzodiazepínicos causam uma diminuição em várias funções do sistema nervoso central, relacionada também à dose, que pode ir desde um comprometimento leve dos reflexos e do desempenho diário até o sono provocado ou quadro de sedação. Após administração oral, o alprazolam é rapidamente absorvido, e a concentração máxima do medicamento no organismo ocorre 1 hora ou 2 horas após a administração. No tratamento de transtornos de ansiedade em alguns pacientes, a ação de alprazolam no alívio dos sintomas foi rápida.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Se você alguma vez já apresentou reação alérgica ao alprazolam, a outros benzodiazepínicos, ou a qualquer componente da fórmula do produto, não use alprazolam. Alprazolam também não deve ser usado caso você tenha miastenia gravis (uma doença de nervos e músculos que resulta em fraqueza muscular) ou glaucoma de ângulo estreito agudo (aumento da pressão dentro dos olhos). Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Recomenda-se que a dose de alprazolam seja limitada à menor dose eficaz. Portanto, não aumente a dose prescrita sem consultar seu médico. A redução da dose deve ser feita sob supervisão rigorosa e deve ser gradual. Os sintomas relacionados à interrupção repentina do medicamento incluem desde leve disforia e insônia até sintomas mais graves, como cãibras musculares, vômitos, sudorese, tremores e convulsões. Se você tem problemas nos rins ou no fígado, seu médico deve acompanhar seu tratamento. Pode ocorrer habitação e dependência emocional/física, especialmente com doses maiores e uso prolongado. O uso de alprazolam com outros depressores do sistema nervoso central pode levar a efeitos graves, como sedação profunda e morte. Alprazolam deve ser armazenado e descartado quando não utilizado. O médico deve avaliar periodicamente se o tratamento está adequado. O uso durante a gestação e a amamentação é contraindicado.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O alprazolam deve ser administrado por via oral e é indicado para o tratamento de transtornos de ansiedade. A dose recomendada deve ser a menor dose eficaz, e não se deve aumentar sem consultar um médico. A redução da dose deve ser feita de forma gradual e sob supervisão médica. Os efeitos do medicamento podem ser notados entre 1 a 2 horas após a administração.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de usar este medicamento, não tome uma dose dobrada para compensar a dose que você esqueceu. Retome o tratamento com a próxima dose no horário habitual. Caso tenha dúvidas ou se a esquecimento for frequente, consulte seu médico.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de alprazolam pode levar a sintomas como disforia (alterações de ânimo e irritabilidade), insônia, cãibras musculares, cólicas abdominais, vômitos, sudorese (suor excessivo), tremores e convulsões (ataques epilépticos) durante a interrupção do tratamento. O risco de dependência emocional/física e habituação também é uma preocupação, especialmente em doses altas ou uso prolongado. Além disso, pode haver mortes relacionadas à superdosagem quando combinado com outros depressivos do sistema nervoso central. É importante alertar sobre o potencial de episódios de hipomania e mania em pacientes com depressão e sobre os cuidados a serem tomados com pacientes suicidas.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.