Este medicamento é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento favorece a expectoração, ou seja, ajuda na eliminação do catarro das vias respiratórias, alivia a tosse, desobstrui os brônquios e, devido ao leve efeito anestésico local, alivia a irritação da garganta associada à tosse com catarro. O início de ação ocorre em até 2 horas após o uso.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar este medicamento se tiver alergia ao cloridrato de ambroxol (substância ativa) ou a outros componentes da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento contém 49,37 mg de sódio por dose diária máxima recomendada (12 mL), portanto, se você tem uma dieta controlada de sódio, essa quantidade deve ser considerada. Contém também cloreto de benzalcônio, que pode provocar espasmos nos brônquios em pacientes sensíveis. Se ocorrerem lesões cutâneas graves, você deve interromper o tratamento e procurar um médico imediatamente. Em caso de insuficiência renal, é necessário consultar um médico antes de usar. É importante não exceder a dose recomendada para evitar graves problemas nos rins. O uso durante a gravidez não é recomendado, principalmente nos três primeiros meses, e o medicamento também passa para o leite materno, não sendo recomendado durante a amamentação. Consultar um médico é necessário se você estiver fazendo uso de outros medicamentos, pois não se conhecem interações prejudiciais.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 25 dias. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Para usar, rompa o lacre da tampa, pressione levemente o frasco e goteje a quantidade necessária de acordo com a posologia. Fechar o frasco após o uso. Este medicamento somente deve ser administrado a pacientes pediátricos menores de 2 anos de idade sob prescrição médica. Cada mL deste medicamento equivale a 25 gotas.
Posologia:
Crianças abaixo de 2 anos: 1 mL (25 gotas), 2 vezes ao dia.
Crianças de 2 a 5 anos: 1 mL (25 gotas), 3 vezes ao dia.
Crianças de 6 a 12 anos: 2 mL, 3 vezes ao dia.
Adultos e adolescentes maiores de 12 anos: 4 mL, 3 vezes ao dia.
As gotas podem ser dissolvidas em água e podem ser ingeridas com ou sem alimentos.
Para inalação: Crianças abaixo de 6 anos: 1 a 2 inalações/dia, com 2 mL. Crianças acima de 6 anos e adultos: 1 a 2 inalações/dia com 2 mL a 3 mL.
As doses para inalação podem ser calculadas como 0,6 mg de ambroxol por quilograma de peso corpóreo, de 1 a 2 vezes ao dia.
Você pode usar o cloridrato de ambroxol gotas para inalação com todos os inaladores modernos, exceto inaladores de vapor. Não deve misturar este medicamento para inalação com ácido cromoglicato ou com soluções que resultem em uma mistura com pH acima de
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Continue tomando as próximas doses regularmente no horário habitual. Não duplique a dose na próxima tomada.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações comuns incluem: disgeusia (alteração do paladar), hipoestesia da faringe (diminuição da sensibilidade da faringe), náusea (enjoo) e hipoestesia oral (diminuição da sensibilidade da boca). As reações incomuns podem ser: vômitos, diarreia, dispepsia (indigestão), dor abdominal e boca seca. As reações raras incluem: garganta seca, erupção cutânea (surgimento de manchas, coceira, placas elevadas, descamação na pele) e urticária (placas vermelhas e elevadas na pele com coceira). Já as reações com frequência desconhecida são: reação/choque anafilático, hipersensibilidade (alergia), edema angioneurótico (inchaço dos lábios, língua e garganta) e prurido (coceira).
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Até o momento não se conhecem sintomas específicos de intoxicação por dose excessiva de cloridrato de ambroxol. Com base em superdose acidental e/ou relatos de erros na medicação, os sintomas observados são os efeitos adversos conhecidos deste medicamento nas doses recomendadas e pode ser necessário tratamento sintomático. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.