O cloridrato de amiodarona é indicado para os seguintes casos: distúrbios graves do ritmo cardíaco (do coração), inclusive aqueles resistentes a outras terapêuticas; taquicardia ventricular sintomática (aumento da frequência cardíaca que se origina nos ventrículos do coração); taquicardia supraventricular sintomática (aumento da frequência cardíaca que se origina nos átrios do coração); alterações do ritmo cardíaco associadas à síndrome de Wolff - Parkinson - White (uma forma de arritmia). Devido às propriedades farmacológicas, o cloridrato de amiodarona é particularmente indicado quando os distúrbios do ritmo forem capazes de agravar uma patologia clínica subjacente como insuficiência coronariana ou insuficiência cardíaca.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de amiodarona é uma substância que tem a finalidade de regularizar as alterações dos batimentos cardíacos (arritmias), que podem ocorrer em alguns tipos de doença. A ação inicial após administração oral varia de 2 - 3 dias até 3 - 6 semanas, sendo o efeito terapêutico devido ao acúmulo de cloridrato de amiodarona nos tecidos.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar cloridrato de amiodarona nos seguintes casos: alergia conhecida ao iodo, à amiodarona ou a quaisquer componentes da fórmula; pacientes com bradicardia sinusal, bloqueio sinoatrial e doença do nó sinusal; uso concomitante com medicamentos que induzem torsade de pointes; disfunção da tireoide; grávidas, exceto em circunstâncias excepcionais; e amamentando. É contraindicado para pessoas com síndrome de má absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você não deve utilizar cloridrato de amiodarona nos seguintes casos: alergia conhecida ao iodo, à amiodarona ou a quaisquer componentes da fórmula; bradicardia sinusal, bloqueio sinoatrial e doença do nó sinusal devido ao risco de parada sinusal; distúrbios severos de condução atrioventricular; disfunção da tireoide; grávidas (exceto em circunstâncias excepcionais); amamentando. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose-galactose. É importante também estar ciente de que a administração de cloridrato de amiodarona pode levar ao aparecimento de novas arritmias ou piora das já existentes e deve ser descontinuada em caso de bloqueio atrioventricular de 2º ou 3º grau.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O cloridrato de amiodarona pode causar novos arritmias ou piorar arritmias já tratadas, algumas vezes de forma fatal. A administração deste medicamento pode resultar em bradicardia severa, risco de bloqueio cardíaco, e alterações graves nos batimentos cardíacos. Os pacientes com síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT estão em risco de reações adversas perigosas. Além disso, foi associado a disfunção primária do enxerto após transplante cardíaco. Efeitos pró-arrítmicos, embora raros, também podem ocorrer.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?