Amora® (acetato de clormadinona + etinilestradiol) é indicado como anticoncepcional e para o tratamento da acne papulopustular moderada estritamente limitado a mulheres que desejam a contracepção e para as quais o uso seguro do medicamento foi cuidadosamente avaliado.
Como este medicamento funciona?
Amora® (acetato de clormadinona + etinilestradiol) é um anticoncepcional hormonal, ou seja, é um medicamento composto por hormônios, que previne a gravidez. Ele deve ser tomado por via oral e, ao ser tomado da forma indicada nesta bula, inibe a liberação do óvulo (célula reprodutora da mulher), que é uma célula necessária para que ocorra a gravidez. Além disso, a secreção da vagina é modificada, fazendo com que os espermatozoides (célula reprodutora do homem) se movimentem menos e de forma mais lenta. Quando Amora® é utilizado corretamente como contraceptivo, a chance de você engravidar é de 0,04% a cada ano de uso. A proteção contraceptiva tem início no primeiro dia de tomada e continua durante os intervalos de 7 dias livres de medicação. Os anticoncepcionais orais que contêm 2 hormônios, como Amora®, são também chamados de “contraceptivos orais combinados” (COCs). Os 21 comprimidos presentes na embalagem possuem a mesma quantidade de hormônio e, portanto, Amora® também é chamado de “preparação monofásica”.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deverá tomar Amora® (acetato de clormadinona + etinilestradiol): - se você estiver grávida ou achar que está grávida;- se você for alérgica (hipersensível) às substâncias ativas etinilestradiol ou acetato de clormadinona ou a qualquer um dos componentes de Amora®; - se você observar os primeiros estágios ou sinais de um coágulo sanguíneo, inflamação das veias ou embolismo, como dor aguda súbita, dor no peito ou sensação de rigidez no peito; - se você tiver história pessoal ou familiar de problemas nas veias e artérias;- se você for forçada a ficar parada por um longo período (por exemplo, descanso restrito à cama ou devido a uma imobilização com molde de gesso) ou se você pretender realizar uma cirurgia (pare de tomar este medicamento por, pelo menos, quatro semanas antes da data programada da cirurgia); - se você tiver diabetes e o seu açúcar sanguíneo variar incontrolavelmente ou se você tiver alterações nos vasos sanguíneos; - se você tiver pressão alta difícil de controlar ou se sua pressão aumentar consideravelmente (valores constantemente acima de 140/90 mmHg); - se você tiver um distúrbio de coagulação do sangue (por exemplo, deficiência de proteína C); - se você sofrer de inflamação do fígado ou icterícia e seus valores hepáticos ainda não tiverem retornado ao normal; - se você tiver coceira em todo o corpo ou sofrer de um distúrbio de fluxo da bile, especialmente se isso tiver ocorrido durante uma gravidez anterior ou tratamento com estrógenos; - se a bilirrubina (um produto da degradação de pigmento do sangue) em seu sangue estiver elevada; - se
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Tabagismo: O fumo aumenta o risco de efeitos adversos graves ao coração e aos vasos sanguíneos durante o uso com anticoncepcionais. Esse risco aumenta com a idade e o consumo de cigarros, sendo muito pronunciado em mulheres acima dos 35 anos. As mulheres acima dos 35 anos, fumantes, devem utilizar outros métodos contraceptivos.
Pressão alta: Tome cuidado em especial durante o uso de Amora® se você tiver pressão alta, níveis anormalmente elevados de gordura no sangue, sobrepeso ou diabetes. Nesses casos, o risco de efeitos adversos graves está aumentado.
Fatores de risco: Se um dos fatores de risco a seguir se aplicar a você, ou um deles aparecer ou se tornar pior enquanto você estiver tomando Amora®, consulte imediatamente seu médico. Ele decidirá se você pode continuar tomando ou se deve parar de tomá-lo. Esses fatores incluem: bloqueio dos vasos sanguíneos ou outras doenças dos vasos sanguíneos e risco de coágulos sanguíneos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Amora® deve ser tomado por via oral e, ao ser tomado da forma indicada, inibe a liberação do óvulo, que é necessária para que ocorra a gravidez. O comprimido deve ser tomado diariamente e a proteção contraceptiva começa no primeiro dia de uso, continuando durante os intervalos de 7 dias livres de medicação. É importante seguir as orientações de uso conforme descritas na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Amora (acetato de clormadinona + etinilestradiol) pode causar diversos males, incluindo: risco de coágulos sanguíneos, infarto, AVC, trombose venosa profunda e embolia pulmonar. Outros efeitos adversos graves incluem tumores no fígado, pressão alta, doenças dos vasos sanguíneos e distúrbios de coagulação sanguínea. A presença de fatores de risco, como fumo, diabetes e obesidade, pode aumentar esses riscos. É importante parar de tomar o medicamento se houver sintomas como dor aguda súbita ou dor no peito.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?