A amoxicilina + clavulanato de potássio é um antibiótico usado em adultos indicado para tratamento de infecções em diferentes partes do corpo que são causadas por determinados tipos de bactérias.
Como este medicamento funciona?
A amoxicilina + clavulanato de potássio é um antibiótico que age eliminando as bactérias que causam infecções. O medicamento contém duas diferentes substâncias ativas denominadas amoxicilina e ácido clavulânico. A amoxicilina pertence à família das penicilinas. O ácido clavulânico pode ajudar na proteção da amoxicilina.
Quando não devo usar este medicamento?
A amoxicilina + clavulanato de potássio não é indicado para pacientes com alergia a betalactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas. Também não é recomendado para pacientes que já tiveram icterícia ou problemas de funcionamento do fígado associados ao uso de amoxicilina + clavulanato de potássio ou de penicilina. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de iniciar o tratamento com amoxicilina + clavulanato de potássio, seu médico deve fazer uma pesquisa cuidadosa para saber se você tem ou já teve reações alérgicas a penicilinas, cefalosporinas ou outras substâncias causadoras de alergia (alérgenos). Houve relatos de reações alérgicas sérias e potencialmente fatais em pacientes sob tratamento com penicilina. O uso prolongado de amoxicilina + clavulanato de potássio pode resultar em crescimento excessivo de microrganismos não sensíveis. Colite pseudomembranosa pode ocorrer com o uso de antibióticos; se você apresentar diarreia prolongada ou cólicas abdominais, interrompa o tratamento e consulte seu médico. O médico deve monitorar adequadamente o uso de anticoagulantes orais junto com este medicamento. Pacientes com problemas de fígado devem usá-lo com cautela. Para aqueles com problemas nos rins, é necessário ajustar a dosagem. É recomendável tomar grande quantidade de líquidos durante a administração de altas doses para evitar cristalúria. O médico deve considerar a possibilidade de superinfecções durante o tratamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da umidade. Não deve ser tomado após o fim do prazo de validade descrito na embalagem. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem mastigar. Se necessário, podem ser partidos pela metade e engolidos, mas não mastigados. Para reduzir o desconforto gastrintestinal, tome os comprimidos no início da refeição. A posologia recomendada é de um comprimido de amoxicilina + clavulanato de potássio duas vezes ao dia. É importante seguir a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer uma dose, tome-a assim que se lembrar, mas continue com o horário normal das demais. Só não tome duas doses com intervalo menor que 4 horas. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de amoxicilina + clavulanato de potássio pode causar reações alérgicas sérias e potencialmente fatais, incluindo reações anafiláticas, e reações adversas sérias na pele. Também foi relatada colite pseudomembranosa, que pode ser grave. Além disso, o uso prolongado pode resultar em crescimento excessivo de microrganismos não sensíveis. É importante monitorar a função do fígado e a possibilidade de superinfecções durante o tratamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de amoxicilina + clavulanato de potássio, recomenda-se interromper imediatamente o tratamento e procurar avaliação médica. O uso prolongado em altas doses pode resultar em cristalúria (formação de cristais na urina) e potencialmente em colite pseudomembranosa, que pode ter gravidade variada. Se ocorrer diarreia prolongada ou significativa, o tratamento deve ser interrompido e o médico deve ser consultado para avaliação.