Este medicamento é indicado no tratamento de diversas infecções causadas por microorganismos sensíveis a este medicamento. São elas: infecções do trato urinário (infecções urinárias); infecções do trato respiratório (amidalites, sinusites, pneumonias); infecções do trato digestivo e biliar (infecções intestinais e da vesícula biliar); infecções localizadas ou sistêmicas (generalizadas), especialmente as causadas por germes do grupo enterococos, Haemophilus, Proteus, Salmonella e E. coli; infecções bucais, extrações dentárias infectadas e outras intervenções cirúrgicas.
Como este medicamento funciona?
A ampicilina, é um antibiótico derivado das penicilinas que provoca a morte dos microrganismos sensíveis. Sua ação inicia-se minutos após a administração de uma dose, mantendo-se adequada por 6 horas ou mais. Este medicamento está indicado no tratamento de diversas infecções causadas por microrganismos sensíveis a este medicamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para pacientes com história de reações de hipersensibilidade (alergia) às penicilinas e/ou demais componentes da formulação. Também não deve ser administrada a pacientes sensíveis às cefalosporinas devido à ocorrência de reação alérgica cruzada. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Advertências e precauções recomendam a realização de testes antes do início do tratamento com antibióticos, para determinar os microrganismos causadores da infecção e provas de sensibilidade contra a ampicilina (antibiograma). Reações de hipersensibilidade (alergia) sérias e ocasionalmente fatais foram registradas em pacientes sob tratamento com penicilinas. O histórico de alergias prévias deve ser considerado. Caso ocorram reações alérgicas, o paciente deve procurar imediatamente o médico. Quando utilizado por tempo prolongado, pode haver desenvolvimento de quadros infecciosos graves por fungos ou mesmo bactérias. Nos portadores de insuficiência renal, pode haver acúmulo de ampicilina. Exames laboratoriais das funções renais, hepáticas e análises das células sanguíneas podem ser indicados, especialmente durante tratamentos prolongados. Pequenas concentrações de ampicilina foram detectadas no leite materno, e seu uso deve ser com cautela. A ingestão com alimentos deve ser evitada, pois dificulta a absorção.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Você deve manter este medicamento em temperatura ambiente (entre 15 ºC e 30 °C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A ampicilina, princípio ativo deste medicamento, atinge níveis no sangue eficazes quando administrada por via oral. Sendo assim, deve-se preferir esta via de administração. A critério médico e de acordo com a maior ou menor gravidade da infecção recomenda-se a seguinte posologia, de acordo com o tipo de infecção:
- Vias respiratórias (amidalites, sinusites, pneumonias): 500 mg a cada 6 horas
- Trato gastrintestinal (infecções intestinais): 500 mg a cada 6 horas
- Vias geniturinárias (infecções urinárias): 500 mg a cada 6 horas
Não devem ser utilizadas doses menores que as recomendadas na tabela acima. Em infecções graves, o tratamento poderá ser prolongado por várias semanas, e doses mais elevadas poderão ser necessárias. Mesmo após cessarem todos os sintomas ou tornarem-se negativas as culturas (exames que pesquisam a presença de bactérias), os pacientes devem continuar o tratamento pelo menos por 48 a 72 horas. As amidalites bacterianas causadas pelos estreptococos hemolíticos requerem um mínimo de 10 dias de tratamento. As cápsulas de Ampicilina devem ser ingeridas com um pouco de líquido, preferencialmente água, cerca de 30 minutos a 1 hora antes das refeições. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
O esquecimento da administração deste medicamento, resultando em uso com intervalos maiores do que o recomendado entre as doses, pode comprometer o resultado do tratamento. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento ampicilina pode causar efeitos adversos, como reações de hipersensibilidade (alergia), que podem ser sérias e até fatais. Indivíduos com histórico de alergias prévias são mais suscetíveis a essas reações. Caso ocorram reações alérgicas, é importante procurar imediatamente um médico. Além disso, o uso prolongado pode levar a infecções graves por fungos ou bactérias. Outros maus efeitos podem incluir erupções cutâneas quando associado ao alopurinol, e casos isolados de irregularidade menstrual e gravidez não planejada ao ser utilizado com contraceptivos orais.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?