Este medicamento é destinado ao tratamento de quadros psiquiátricos agudos, ou então no controle de psicoses de longa evolução. AMPLICTIL também é indicado em manifestação de ansiedade e agitação, soluços incoercíveis, náuseas e vômitos, além de neurotoxicoses infantis. Pode ser associado aos barbitúricos no tratamento do tétano, e em analgesia obstétrica e no tratamento da eclampsia. O medicamento possui ação neuroléptica, vagolítica, simpatolítica, sedativa e antiemética.
Como este medicamento funciona?
AMPLICTIL tem como princípio ativo a clorpromazina, que é um medicamento que age no sistema nervoso central controlando os mais variados tipos de excitação. É, portanto, de grande valor no tratamento das perturbações mentais e emocionais.
Quando não devo usar este medicamento?
A AMPLICTIL não deve ser utilizado caso você apresente: glaucoma de ângulo fechado (aumento da pressão intraocular); risco de retenção urinária ligado aos problemas uretroprostáticos; não deve ser utilizado com levodopa; comas barbitúricos e etílicos; sensibilidade às fenotiazinas; doença cardiovascular grave; depressão grave do sistema nervoso central; também é contraindicado para uso por pacientes com hipersensibilidade à clorpromazina e em crianças menores de 1 ano.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
AMPLICTIL não deve ser utilizado caso você apresente: glaucoma de ângulo fechado, risco de retenção urinária ligado aos problemas uretroprostáticos, comas barbitúricos e etílicos, sensibilidade às fenotiazinas, doença cardiovascular grave, depressão grave do sistema nervoso central. Além disso, é contraindicado para uso por pacientes idosos com retenção urinária por problemas de próstata ou uretra, e por crianças menores de 1 ano. O uso deve ser avaliado com cautela em pacientes com discrasias sanguíneas, câncer da mama, distúrbios hepáticos, doença de Parkinson, distúrbios convulsivos e úlcera péptica. Há também contraindicações para o uso conjunto com álcool, lítio e sultoprida.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
AMPLICTIL deve ser administrado por via oral. É indicado para uso em adultos e em crianças acima de 2 anos. Nos primeiros dias de tratamento, é necessário que o paciente se deite em posição horizontal, sem travesseiro, durante meia hora após a tomada do medicamento, especialmente se apresentar hipertensão ou hipotensão. A descontinuação do tratamento deve ocorrer sob supervisão médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar o AMPLICTIL, consulte seu médico para orientações. É importante não interromper o tratamento abruptamente e seguir as recomendações médicas, especialmente devido ao risco de sintomas de abstinência que podem ocorrer após a interrupção repentina. A descontinuação do tratamento deve ocorrer sob estreita supervisão médica.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de AMPLICTIL pode causar reações alérgicas, incluindo reação anafilática, urticária e angioedema. Além disso, pode ocorrer hepatotoxicidade grave, eosinofilia, agranulocitose e discrasias sanguíneas. Sintomas agudos de abstinência como náusea, vômito, dores de cabeça, ansiedade, agitação, discinesia, distonia e insônia também podem ocorrer após a interrupção abrupta do medicamento. É necessário monitorar possíveis sinais de infecção, febre sem causa aparente pode indicar Síndrome Maligna associada ao uso de neurolépticos. Outros efeitos associados incluem prolongamento do intervalo QT e complicações cardiovasculares.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de AMPLICTIL, a descontinuação do tratamento deve ocorrer sob estreita supervisão médica. Sintomas agudos de abstinência podem ocorrer, e é recomendado que o tratamento seja interrompido gradualmente. O médico deve ser informado imediatamente sobre qualquer sintoma out of ordinary.