Aspirina ® está indicada para: • o alívio sintomático de dores de intensidade leve a moderada, como dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta, dor menstrual, dor muscular, dor nas articulações, dor nas costas, dor da artrite; • o alívio sintomático da dor e da febre nos resfriados ou gripes.
Como este medicamento funciona?
A Aspirina contém a substância ativa ácido acetilsalicílico, que pertence ao grupo de substâncias anti-inflamatórias não-esteroides. Este medicamento possui propriedades anti-inflamatórias (atua na inflamação), analgésicas (atua na dor) e antitérmicas (atua na febre). O ácido acetilsalicílico inibe a formação de substâncias mensageiras da dor, as prostaglandinas, propiciando alívio da dor.
Quando não devo usar este medicamento?
A Aspirina não deve ser utilizada nas seguintes situações: hipersensibilidade (alergia) ao ácido acetilsalicílico ou a outros medicamentos da mesma classe, histórico de crise de asma induzida por salicilatos, úlceras do estômago ou do intestino, tendência para sangramentos, alteração grave da função dos rins, alteração grave da função do fígado, alteração grave da função do coração, tratamento com metotrexato em doses iguais ou superiores a 15 mg por semana, último trimestre de gravidez, e em caso de suspeita de dengue.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Aspirina ® deve ser utilizada com cautela nos seguintes casos: hipersensibilidade (alergia) a outros analgésicos, anti-inflamatórios, antirreumáticos e na presença de outras alergias; pacientes que tenham tido úlceras gástricas ou duodenais e histórico de sangramento gastrintestinal; tratamento concomitante com medicamentos anticoagulantes; pacientes com funcionamento prejudicado do fígado ou dos rins, ou circulação prejudicada, como insuficiência grave do coração ou sangramentos maiores; pacientes com asma preexistente, febre do feno, pólipos nasais, doença respiratória crônica ou reações alérgicas a outras substâncias; pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos (inclusive cirurgias de pequeno porte, como extrações dentárias), pois o ácido acetilsalicílico pode levar a um aumento da tendência a sangramentos durante e após a cirurgia; pacientes com predisposição a gota; pacientes com deficiência de G6PD (glicose-6-fosfato desidrogenase), doença hereditária que afeta as células vermelhas do sangue, podendo induzir a hemólise (destruição das células sanguíneas) ou anemia hemolítica, com risco aumentado nos casos de dose alta, febre ou infecções agudas. Ao tomar ácido acetilsalicílico, reações alérgicas graves que podem incluir dor no peito e até mesmo ataque cardíaco (síndrome de
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
A Aspirina deve ser utilizada por via oral. A posologia recomendada e a duração do tratamento não deve ser prolongada por mais de 7 dias a menos que recomendada pelo médico. É indicada para o alívio sintomático de dores de intensidade leve a moderada, como dore de cabeça, dore de dente, dore menstrual, entre outras. Além disso, é utilizada para o alívio da febre em casos de resfriados ou gripes.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Aspirina pode causar alguns males, incluindo: hipersensibilidade (alergia) ao ácido acetilsalicílico ou a outros medicamentos da mesma classe; histórico de crise de asma induzida pela administração de salicilatos; úlcera do estômago ou do intestino; tendência a sangramentos; insuficiência renal grave; insuficiência hepática grave; insuficiência cardíaca grave; tratamento com metotrexato em doses iguais ou superiores a 15 mg por semana; e suspeita de dengue. Este medicamento também deve ser usado com cautela em casos de hipersensibilidade a outros analgésicos, anti-inflamatórios ou antirreumáticos e pode causar a síndrome de Reye em crianças e adolescentes com sintomas gripais. O uso de Aspirina não deve se prolongar por mais de 7 dias sem orientação médica, devido ao risco de complicações nos rins, estômago, coração e vasos sanguíneos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?