• Home
  • Bulas
  • Analgesico Aspirina C Limao 2 Comprimidos Efervescentes Bayer

Analgesico Aspirina C Limao 2 Comprimidos Efervescentes Bayer

  • Fabricante: Bayer S.a. - 18459628000115
  • Categoria: Dor e Febre
  • Princípio ativo: Acido Ascorbico Vitamina C,Acido Acetilsalicilico
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Aspirina C está indicada para: o alívio sintomático da dor de cabeça, dor de dente, dor causada por inflamação da garganta, dor muscular, dor articular, dor nas costas (lombalgia); o alívio sintomático da dor e da febre causadas por gripes e resfriados.

  • Como este medicamento funciona?

    O ácido acetilsalicílico pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides com propriedades anti-inflamatória (atua na inflamação), analgésica (atua na dor) e antitérmica (atua na febre). Seu mecanismo de ação envolve a inibição da síntese de prostaglandinas, substâncias envolvidas no processo da dor e inflamação. O ácido ascórbico (vitamina C) é uma vitamina hidrossolúvel, com atividade antioxidante, ajudando a proteger o organismo dos efeitos nocivos dos radicais livres e possui um efeito positivo na resposta imunológica em humanos.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    A Aspirina C não deve ser utilizada nas seguintes situações: hipersensibilidade (alergia) ao ácido acetilsalicílico, a outros medicamentos da mesma classe (salicilatos), ao ácido ascórbico ou a qualquer outro componente do medicamento; histórico de crise de asma induzida pela administração de salicilatos; úlceras do estômago ou do intestino; tendência para sangramentos; alteração grave da função dos rins; alteração grave da função do fígado; alteração grave da função do coração; tratamento com metotrexato em doses iguais ou superiores a 15 mg por semana; último trimestre de gravidez; nefrolitíase ou história de nefrolitíase; hiperoxalúria; hemocromatose.
    Este medicamento não deve ser utilizado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso de Aspirina C deve ser feito com cautela em casos de hipersensibilidade a outros analgésicos, anti-inflamatórios e na presença de outras alergias; úlceras gástricas ou duodenais e histórico de sangramento gastrintestinal; tratamento concomitante com medicamentos anticoagulantes; problemas graves no fígado, rins ou coração; asma preexistente, febre do feno, pólipos nasais, doença respiratória crônica ou reações alérgicas a outras substâncias; e em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos. Deve-se ter cuidado em crianças e adolescentes que apresentam doenças virais ao usar ácido acetilsalicílico, devido ao risco da Síndrome de Reye. Em relação à gravidez, é contraindicado no último trimestre e deve ser utilizado sob orientação médica nos demais trimestres.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Conservar em temperatura ambiente (15°C a 30°C) e proteger da umidade, mantendo o produto em sua embalagem original.

    Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

  • Como devo usar este medicamento?

    O medicamento Aspirina C deve ser utilizado por via oral. É indicado para o alívio sintomático da dor de cabeça, dor de dente, dor causada por inflamação da garganta, dor muscular, dor articular, dor nas costas (lombalgia) e febre causada por gripes e resfriados. Não utilize o medicamento por mais de 7 dias sem orientação médica, pois pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de Aspirina C pode causar efeitos adversos, especialmente em determinados grupos de pacientes. Este medicamento não deve ser utilizado em caso de hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico, a outros salicilatos ou ao ácido ascórbico. É contraindicado em pacientes com úlcera do estômago ou intestino, tendência a sangramentos, insuficiência renal, insuficiência hepática e insuficiência cardíaca grave. O uso pode aumentar o risco de sangramentos, especialmente em pacientes com histórico de uso de anticoagulantes. Em crianças e adolescentes, o uso do ácido acetilsalicílico pode estar associado à sindrome de Reye durante doenças virais.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    A toxicidade por salicilatos (doses acima de 100 mg/kg/dia por mais de 2 dias consecutivos podem ser tóxicas) pode resultar de intoxicação crônica, terapeuticamente adquirida e de intoxicação aguda (sobredose) com potencial risco de morte, que pode ser causada por ingestão acidental em crianças ou intoxicação acidental.
    Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.