Flanax é indicado para: dores agudas causadas por inflamação, como por exemplo, dor de garganta; dor e febre em adultos, como por exemplo, dor de dente, dor abdominal e pélvica, dor de cabeça, sintomas de gripe e resfriado; dores musculares e articulares, como por exemplo, torcicolo, bursite, tendinite, dor nas costas, dor nas pernas, cotovelo de tenista, dor reumática; dor após traumas: entorses, distensões, contusões, lesões leves decorrentes de prática esportiva.
Como este medicamento funciona?
Flanax ® é um anti-inflamatório (reduz a inflamação) com ação analgésica (alivia a dor) e antitérmica (reduz a febre). Age rapidamente, iniciando sua ação 20 minutos após a ingestão do medicamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Flanax ® é contraindicado em pessoas que apresentam alergia ao naproxeno ou a outro componente do medicamento; que tenham apresentado crise de asma, urticária ou outras reações alérgicas pelo uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs); em pessoas com histórico de sangramento ou perfuração gastrointestinal relacionado ao uso de anti-inflamatórios não esteroidais; pacientes com antecedente ou história atual de úlcera péptica ou hemorragia (dois ou mais episódios que comprovem ulceração ou sangramento) e em pessoas com insuficiência cardíaca grave. Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O naproxeno sódico não é indicado em caso de dor de origem gastrintestinal (dor de estômago ou no intestino). Evite usar Flanax junto com outros anti-inflamatórios. Procure utilizar a menor dose possível durante o menor tempo necessário para controlar os sintomas. O uso de anti-inflamatórios pode provocar úlceras, sangramentos e perfurações gastrintestinais durante o tratamento, e este risco aumenta com doses mais altas e duração mais prolongada. Pacientes idosos ou que já apresentaram úlcera têm maior risco de complicações gastrintestinais. Relate ao médico qualquer sintoma incomum no estômago ou abdômen. O tratamento com Flanax deve ser interrompido se ocorrer sangramento ou úlcera gastrintestinal. Recomenda-se cuidado para pacientes que usem também outros medicamentos que possam aumentar o risco de úlceras ou sangramentos, como corticosteroides orais, anticoagulantes ou antidepressivos. Pacientes com histórico de pressão alta e/ou insuficiência cardíaca devem ter cuidado ao iniciar o tratamento com Flanax, pois algumas pessoas relataram retenção de líquidos, pressão alta e inchaço. O uso prolongado e em doses altas de alguns anti-inflamatórios pode estar relacionado a um pequeno aumento no risco de eventos trombóticos como infarto ou derrame. Este produto contém naproxeno sódico, que
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento Flanax deve ser utilizado por via oral e é indicado para o tratamento de dores agudas causadas por inflamação, como dor de garganta, dor e febre em adultos, dor de dente, dor abdominal e pélvica, dor de cabeça, sintomas de gripe e resfriado, além de dores musculares e articulares, e dor após traumas. A dose e a duração do tratamento devem ser as menores possíveis para controlar os sintomas. Ação do medicamento inicia em aproximadamente 20 minutos após a ingestão. É recomendado evitar o uso junto a outros anti-inflamatórios.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Flanax ® pode causar reações **alérgicas**, incluindo problemas respiratórios, inchaço da face e região do pescoço (**angioedema**) e dor no peito. Reações raras, mas graves, podem incluir **erupções cutâneas**, **feridas na mucosa** e reações **anaphyláticas** que podem ser fatais. Também há relatos de **reações graves** no fígado, como **icterícia** e **hepatite**. O uso de **anti-inflamatórios não esteroidais** pode provocar **úlceras**, **sangramentos** e **perfurações** gastrintestinais. Além disso, pode causar **retenção de líquidos**, **pressão alta** e **inchaço** em alguns pacientes. O uso prolongado e em doses altas de anti-inflamatórios pode estar relacionado a um pequeno aumento no risco de **eventos trombóticos**, como infarto ou derrame. É necessário cuidado em pacientes com histórico de **pressão alta** e/ou **insuficiência cardíaca**.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?