Flanax ® é indicado para: dores agudas causadas por inflamação, como dor de garganta; dor e febre em adultos, como dor de dente, dor abdominal e pélvica, dor de cabeça, sintomas de gripe e resfriado; dores musculares e articulares, como torcicolo, bursite, tendinite, dor nas costas, dor nas pernas, cotovelo de tenista, dor reumática; dor após traumas: entorses, distensões, contusões, lesões leves decorrentes de prática esportiva.
Como este medicamento funciona?
Flanax ® é um anti-inflamatório (reduz a inflamação) com ação analgésica (alivia a dOR) e antitérmica (reduz a febre). Age rapidamente, iniciando sua ação 20 minutos após a ingestão do medicamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Flanax é contraindicado em pessoas que apresentam alergia ao naproxeno ou a outro componente do medicamento; que tenham apresentado crise de asma, urticária ou outras reações alérgicas pelo uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs); em pessoas com histórico de sangramento ou perfuração gastrointestinal relacionado ao uso de AINEs; pacientes com antecedente ou história atual de úlcera péptica ou hemorragia (dois ou mais episódios que comprovem ulceração ou sangramento) e em pessoas com insuficiência cardíaca grave. Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O naproxeno sódico não é indicado em caso de dor de origem gastrintestinal (dor de estômago ou no intestino). Evite usar Flanax junto com outros anti-inflamatórios. Procure utilizar a menor dose possível durante o menor tempo necessário para controlar os sintomas. O uso de anti-inflamatórios pode provocar úlceras, sangramentos e perfurações gastrintestinais durante o tratamento. Este risco aumenta à medida que são utilizadas doses mais altas e a duração do tratamento é mais prolongada. Pacientes idosos ou que já apresentaram úlcera têm maior risco de complicações gastrintestinais. É fundamental relatar ao médico qualquer sintoma incomum no estômago ou abdômen, especialmente sangramento ou de pele. O tratamento com Flanax deve ser interrompido se ocorrer sangramento ou úlcera gastrintestinal. Recomenda-se cuidado para pacientes que utilizem também outros medicamentos que possam aumentar o risco de úlceras ou sangramentos, como corticosteroides orais, anticoagulantes, antidepressivos ou antiagregantes plaquetários. Os pacientes com histórico de pressão alta e/ou insuficiência cardíaca devem ter cuidado ao iniciar o tratamento com Flanax, pois algumas pessoas relataram retenção de líquidos, pressão alta e inchaço. O uso prolongado e em doses altas de alguns antiinflamatórios pode estar relacionado a um pequeno aumento no risco de eventos trombóticos
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O FLANAX deve ser utilizado por via oral e é indicado para dores agudas causadas por inflamação, dor e febre em adultos, dores musculares e articulares, e dor após traumas. A administração deve ser feita na menor dose possível durante o menor tempo necessário para controlar os sintomas. Inicie o uso com 275 mg (um comprimido) e, caso necessário, a dose pode ser aumentada, mas sempre sob orientação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Flanax pode causar alguns males e efeitos colaterais. O uso de anti-inflamatórios não esteroidais, como o naproxeno sódico, pode provocar úlceras, sangramentos e perfurações gastrintestinais (no estômago e intestino), especialmente se usados em doses altas e por longos períodos. Pacientes idosos ou com histórico de úlcera estão em maior risco de complicações gastrintestinais. Além disso, reações alérgicas graves, incluindo asma, podem ocorrer, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais. O tratamento pode ocasionar reações na pele, hepatite e icterícia. O uso prolongado pode estar relacionado a um pequeno aumento no risco de eventos trombóticos, como infarto ou derrame. É importante interromper o tratamento se ocorrer sangramento ou úlcera gastrintestinal.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso excessivo de Flanax pode provocar úlceras, sangramentos e perfurações gastrintestinais. É recomendado interromper o tratamento e consultar o médico caso ocorram sinais de sangramento ou úlcera gastrintestinal.