O besilato de anlodipino é indicado como medicamento de primeira escolha no tratamento da hipertensão (pressão alta) e angina de peito (dor no peito, por doença do coração) devido à isquemia miocárdica (falta de sangue no coração). O besilato de anlodipino pode ser usado isoladamente ou em combinação com outros medicamentos para tratar as mesmas indicações acima.
Como este medicamento funciona?
O anlodipino, princípio ativo do medicamento, interfere no movimento do cálcio para dentro das células cardíacas e da musculatura dos vasos sanguíneos. Como resultado dessa ação, o anlodipino relaxa os vasos sanguíneos que irrigam o coração e o resto do corpo, aumentando a quantidade de sangue e oxigênio para o coração, reduzindo a sua carga de trabalho e permitindo que o sangue passe através deles mais facilmente. A pressão arterial alta impõe ao coração e às artérias uma sobrecarga de trabalho que, em longo prazo, pode causar danos nos vasos sanguíneos do cérebro, coração e rins, resultando em acidentes cerebrovasculares, insuficiência cardíaca e renal, e aumentando o risco de infarto. Se a pressão arterial for controlada, esses problemas podem não ocorrer ou pode haver menor possibilidade de que ocorram.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use o besilato de anlodipino se você tem hipersensibilidade às diidropiridinas (classe de medicamentos a que pertence o anlodipino, princípio ativo do medicamento) ou a qualquer componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Se você tem insuficiência cardíaca (incapacidade do coração bombear a quantidade adequada de sangue) de origem não isquêmica, o anlodipino deve ser administrado com cuidado, pois existe um aumento do número de casos de edema pulmonar (acúmulo de líquido nos pulmões). Se você tem insuficiência hepática (falência da função do fígado), o anlodipino também deve ser administrado com cuidado.
Efeitos na Habilidade de Dirigir e/ou Operar Máquinas: é improvável o comprometimento da sua habilidade de dirigir ou operar máquinas.
Uso Durante a Gravidez e Amamentação: a segurança do anlodipino na gravidez humana ou amamentação não foi estabelecida. Não utilize besilato de anlodipino durante a amamentação sem orientação médica. Informe ao seu médico se você estiver amamentando ou planeja amamentar durante o uso deste medicamento.
Não use besilato de anlodipino durante a gravidez sem orientação médica.
Utilize besilato de anlodipino apenas pela via de administração indicada, que é oral.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Como devo usar este medicamento?
O besilato de anlodipino deve ser ingerido com quantidade de líquido suficiente para deglutição, com ou sem alimentos. No tratamento da hipertensão e da angina, a dose inicial usual de besilato de anlodipino é de 5 mg 1 vez ao dia, podendo ser aumentada pelo seu médico para a dose máxima de 10 mg, dependendo da resposta individual do paciente. O médico provavelmente não fará ajuste de dose na administração concomitante com diuréticos tiazídicos, betabloqueadores e inibidores da enzima conversora da angiotensina, porque não há interferência desses medicamentos na ação de besilato de anlodipino.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso do besilato de anlodipino pode causar reações alérgicas, especialmente devido ao corante amarelo de TARTRAZINA, que pode provocar asma em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. Outros efeitos adversos podem incluir aumento do número de casos de edema pulmonar para pacientes com insuficiência cardíaca. Contudo, a bula não especifica mais detalhes sobre outros possíveis males que o medicamento pode causar.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?