Este medicamento é indicado para o tratamento dos síntomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza.
Como este medicamento funciona?
Neolefrin ® é uma associação cujo componente básico é o paracetamol, que age aliviando a dor e a febre decorrentes dos quadros infecciosos das vias aéreas superiores. Neolefrin ® também possui em sua formulação o cloridrato de fenilefrina, que age como descongestionante nasal; e o maleato de carbinoxamina, que age eliminando a coriza. As ações destes três princípios ativos aliviam os sintomas associados às gripes e resfriados. Neolefrin ® possui início de ação 30 minutos após a ingestão.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use Neolefrin se você é alérgico a algum dos componentes da fórmula. Também, informe seu médico de quaisquer outros problemas médicos (especialmente relacionados com coração, rins ou fígado) antes de usar este produto. Neolefrin não deve ser usado em pacientes em tratamento com antidepressivos inibidores da enzima monoaminoxidase (MAO) ou naqueles que interromperam o uso destes medicamentos há menos de duas semanas. Neolefrin não deve ser utilizado concomitantemente a drogas de efeito hipertensor, devido ao risco de aumento da pressão arterial (hipertensão). Também é contraindicado para pacientes com hipertireoidismo. Este medicamento é contraindicado para uso se você tem glaucoma de ângulo estreito. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Caso você apresente problemas cardíacos, pressão alta, asma, diabetes, problemas de tireoide e do fígado, procure orientação médica antes de usar Neolefrin. Neolefrin deve ser utilizado com cautela por pacientes com epilepsia, retenção urinária, obstrução piloro duodenal, glaucoma de ângulo estreito, fenômeno de Raynaud, Síndrome de Gilbert e função dos rins ou do fígado comprometidas. Embora haja poucos relatos de disfunção do fígado nas doses habituais de paracetamol, é aconselhável monitorar sua função nos casos de uso prolongado. Pacientes com problemas de hiperplasia prostática benigna deverão estar sob supervisão médica para fazer o uso de Neolefrin. Neolefrin deve ser utilizado com cautela por pacientes com feocromocitoma. Se você apresentar sintomas como olhos amarelos, urina escura, edema e/ou fortes dores nas costas, interrompa imediatamente o tratamento e consulte o seu médico. Reações graves de pele, incluindo Síndrome de Stevens-Johnson, Necrólise Epidérmica Tóxica e Pustulose Exantemática Generalizada Aguda, foram muito raramente relatadas em associação ao paracetamol. Essas reações graves de hipersensibilidade são potencialmente fatais. Você deve descontinuar o medicamento ao primeiro sinal de aparição de erupções
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento NEOLEFRIN deve ser utilizado de acordo com a orientação médica, especialmente para pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, asma, diabetes, problemas de tireoide e do fígado. Além disso, não deve ser utilizado em menores de 12 anos e deve-se ter cautela em pacientes idosos. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. É importante não exceder a dose recomendada e utilizar pelo menor tempo possível. Se houver sintomas como olhos amarelos, urina escura ou fortes dores nas costas, interrompa o tratamento e consulte um médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Neolefrin pode causar os seguintes males: reações graves de hipersensibilidade, incluindo síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e pustulose exantemática generalizada aguda. Em caso de superdose de paracetamol, mesmo que não haja sintomas, procura-se ajuda médica imediatamente. Recomenda-se cautela em pacientes com epilepsia, retenção urinária, obstrução piloro duodenal, glaucoma de ângulo estreito, síndrome de Gilbert e problemas na função renal ou hepática (como hepatite e insuficiência hepática ou renal), além de monitoramento da função hepática em casos de uso prolongado. O uso de fenilefrina pode causar aumento da pressão arterial, especialmente em idosos. Se surgirem sintomas como olhos amarelos, urina escura ou edema, o tratamento deve ser interrompido e um médico consultado.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de superdose de paracetamol, mesmo sentindo-se bem, procure ajuda médica imediatamente. Não utilize Neolefrin juntamente com outros medicamentos que contenham paracetamol.