• Home
  • Bulas
  • Apixabana NEO Quimica com 20 Comprimidos Revestidos 25mg Generico

Apixabana NEO Quimica com 20 Comprimidos Revestidos 25mg Generico

  • Fabricante: Brainfarma Indústria Química E Farmacêutica S.A - 05161069000110
  • Categoria: Trombose e Varizes
  • Princípio ativo: Apixabana
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    A apixabana comprimidos revestidos é indicado para: prevenção de tromboembolismo venoso (formação de coágulos anormais dentro dos vasos sanguíneos) em artroplastia eletiva de quadril ou de joelho; prevenção da formação de coágulos sanguíneos anormais nas pernas (trombose venosa) que podem se mover e atingir os pulmões (embolia pulmonar); prevenção de derrame cerebral e embolia sistêmica em pacientes com fibrilação atrial não valvar; tratamento de tromboembolismo venoso, incluindo trombose venosa profunda e embolia pulmonar; e a prevenção da TVP e EP recorrentes.

  • Como este medicamento funciona?

    A substância ativa apixabana é um inibidor potente do fator Xa (um dos fatores que participam no processo de coagulação do sangue), que previne o desenvolvimento de trombos (coágulos), ou seja, impede a coagulação do sangue dentro dos vasos. A apixabana é rapidamente absorvida com tempo médio de início de ação entre 3 a 4 horas após a ingestão do comprimido revestido.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    A apixabana é contraindicada caso você apresente hipersensibilidade (reação alérgica) à apixabana ou a qualquer componente da fórmula. A apixabana é contraindicada caso você apresente risco de sangramento clinicamente relevante e doença hepática (do fígado) associada a outros problemas na coagulação do sangue.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    A apixabana é contraindicada caso você apresente hipersensibilidade (reação alérgica) à apixabana ou a qualquer componente da fórmula. Deve ser usada com precaução em condições de risco aumentado de hemorragia, como distúrbios hemorrágicos, úlceras no estômago ou intestinos, endocardite bacteriana, doenças relacionadas às plaquetas, história de acidente vascular cerebral hemorrágico, e cirurgia cerebral recente. A administração deve ser interrompida se ocorrer hemorragia grave. Não é recomendada para pacientes com diminuição grave da função do fígado ou que estejam recebendo tratamento com drogas que aumentam o risco de hemorragia, como anticoagulantes e anti-inflamatórios não esteroides.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

  • Como devo usar este medicamento?

    O uso da apixabana deve ser sempre realizado sob orientação médica. Os comprimidos revestidos devem ser administrados por via oral. É importante que o paciente seja cuidadosamente monitorado quanto aos sinais de sangramento, especialmente em condições que aumentem o risco de hemorragia. A dose e a duração do tratamento são determinadas pelo médico, tendo em vista as indicações específicas do paciente, como a prevenção de tromboembolismo venoso ou o tratamento da trombose venosa profunda e da embolia pulmonar. A apixabana é rapidamente absorvida, com um tempo médio de início de ação entre 3 a 4 horas após a ingestão do comprimido revestido. É fundamental seguir as recomendações do profissional de saúde e relatar qualquer reação adversa.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    A apixabana é contraindicada em caso de hipersensibilidade à apixabana ou a qualquer componente da fórmula. Além disso, é contraindicada se houver risco de sangramento clinicamente relevante e doença hepática associada a problemas de coagulação do sangue. Deve ser usada com cautela em condições de risco aumentado de hemorragia como distúrbios hemorrágicos, úlceras no estômago ou intestinos, endocardite bacteriana, história de acidente vascular cerebral hemorrágico, e outras situações. O uso da apixabana não é recomendado durante a gravidez e em pacientes com diminuição da função dos rins.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    A administração de apixabana deve ser interrompida se ocorrer hemorragia grave. Em caso de complicações hemorrágicas, o tratamento deve ser interrompido e a origem do sangramento deve ser investigada.