Apresolina contém cloridrato de hidralazina, a qual pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como medicamentos cardiovasculares com propriedades anti-hipertensivas. Apresolina é usada para tratar a pressão arterial elevada (hipertensão) e insuficiência cardíaca.
Como este medicamento funciona?
Apresolina funciona relaxando e dilatando os vasos sanguíneos, reduzindo assim a pressão sanguínea e aumentando o fornecimento de sangue para o coração. Se você tem alguma dúvida sobre como Apresolina funciona ou porque este medicamento foi prescrito para você, pergunte ao seu médico.
Quando não devo usar este medicamento?
Apresolina é contraindicada em pacientes que apresentem alergia ao cloridrato de hidralazina ou a algum dos componentes da formulação. Também é contraindicada se você tem ou já teve rash facial, dor articular, alteração muscular, febre (possíveis sinais do lúpus eritematoso sistêmico); se você teve um ataque do coração recente ou outros problemas graves do coração; se você tem uma doença cardíaca causada pelo funcionamento exagerado da tireoide (chamada tireotoxicose); se você tem inchaço e enfraquecimento de parte dos grandes vasos sanguíneos (chamado aneurisma). Se qualquer um destes sintomas se aplicar a você, informe seu médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Apresolina deve ser usada com cuidado se você sofre de doenças do coração ou dos vasos sanguíneos, doenças do rim e fígado, ou se teve recentemente um ataque cardíaco e sua condição não estiver estável. Informe o seu médico se você tiver problemas respiratórios graves relacionados à doença renal. Idosos podem usar Apresolina, mas é necessário cuidado. Para mulheres grávidas ou em lactação, deve-se consultar um médico antes de usar, pois o medicamento pode trazer riscos. Além disso, evite dirigir ou operar máquinas durante o tratamento, especialmente no início, devido ao risco de tontura. Evite também a ingestão de álcool e converse com seu médico sobre outros medicamentos que você possa estar utilizando.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
A Apresolina deve ser mantida em temperatura ambiente (entre 15 C e 30ºC) e protegida da umidade. Guarde-a em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A posologia deverá sempre ser ajustada individualmente. Em geral, a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de 25 mg duas vezes ao dia até 100-200 mg por dia para hipertensão. Para insuficiência cardíaca congestiva crônica, as doses iniciais podem ser mais baixas, com a dose média de manutenção sendo de 50 a 75 mg a cada 6 horas ou 100 mg em 2 a 3 vezes ao dia. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de tomar alguma dose, tome-a assim que possível. No entanto, se estiver perto do horário da próxima dose, dule a dose esquecida e comece a tomá-la novamente no mesmo horário de antes. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Quando tomar Apresolina, você pode apresentar um aumento da frequência cardíaca ou das batidas do seu coração (palpitação) ou cansaço. Estas são as reações iniciais da redução da pressão arterial. Apresolina pode provocar também dor de cabeça, vermelhidão da pele, irritação dos olhos ou inchaço das mãos e pés. Entretanto, estas reações diminuem ou desaparecem no decorrer do tratamento. Você deve informar seu médico imediatamente se apresentar problemas de saúde persistentes, dor nas articulações, perda de peso, dor no peito ou outros sintomas inexplicáveis enquanto tomar Apresolina.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?