Arflex ® Retard é indicado para doenças que requerem atividade anti-inflamatória, analgésica (contra a dor) ou antipirética (contra a febre). No tratamento de estados inflamatórios acompanhados ou não por febre, inclusive relacionados à articulação. Também é indicado para o tratamento de processos inflamatórios das vias superiores, dores de cabeça, dores musculares localizadas ou não, reações pós-imunização e dor pós-operatória como, por exemplo: na retirada de amígdalas e adenoide.
Como este medicamento funciona?
Arflex ® Retard pertence a uma classe de medicamentos **anti-inflamatórios** que ajudam a **reduzir sintomas** como **dor**, **inflamação** e **febre**. Os sinais e sintomas são rapidamente aliviados por **administração oral** do produto. O **tempo para início da ação** do medicamento é de aproximadamente **uma hora** após a administração oral da cápsula. Um estudo clínico mostrou que uma única dose diária de 200mg resultou em quase **94,7%** de remissão de casos de **dor** e bons resultados em **86,6%** na opinião do médico.
Quando não devo usar este medicamento?
Arflex ® Retard não deve ser utilizado por: pacientes que tenham demonstrado qualquer tipo de reação alérgica ou incomum a nimesulida ou a qualquer um dos componentes da fórmula, ao ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios; úlcera péptica (no estômago ou duodeno) em fase ativa, ulcerações recorrentes ou com hemorragia no trato gastrointestinal; pacientes com distúrbios graves de coagulação; pacientes com insuficiência cardíaca; pacientes com mau funcionamento dos rins; pacientes com mau funcionamento do fígado; pacientes grávidas ou em fase de amamentação; menores de 12 anos; e em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Arflex ® Retard deve ser administrado com cautela a pacientes com histórico de doenças hemorrágicas, doenças no trato gastrointestinal superior e em pacientes sob tratamento com anticoagulantes e outros fármacos inibidores da agregação plaquetária. Pacientes em tratamento com substância de limitada tolerância gástrica devem ser submetidos a rigoroso controle médico. Se você tem histórico de perturbações oculares ou caso ocorram distúrbios visuais durante o uso da nimesulida, o tratamento deve ser suspenso. Por ser a eliminação do fármaco predominantemente renal, o produto deve ter sua dose adaptada e regularmente monitorada em pacientes com insuficiência renal. Se você teve ou tem formação de úlcera péptica, inflamações ou hemorragias gastrintestinais, colite ulcerativa, Doença de Chron ou mau funcionamento do fígado, você deve usar o medicamento com atenção. Se você apresentar exames de função hepática (do fígado) anormais, deve descontinuar o tratamento. Pacientes com asma toleram bem a nimesulida, mas a possibilidade de broncoespasmo não pode ser inteiramente excluída. O uso prolongado de anti-inflamatórios não-esteroidais em idosos não é recomendado. Se a terapia prolongada com Arflex ® Retard for necessária, os pacientes devem ser regularmente monitorados, pois são mais sensíveis às <
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O armazenamento do medicamento ARFLEX RETARD não é mencionado diretamente na bula. Portanto, recomenda-se guardar em local seco e à temperatura ambiente, longe da luz e umidade excessivas, em sua embalagem original. Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento Arflex ® Retard deve ser administrado por via oral e é indicado para o tratamento de doenças que requerem atividade anti-inflamatória, analgésica ou antipirética. A dose recomendada é de 200 mg uma vez ao dia, preferencialmente durante 5 a 10 dias, não devendo ultrapassar o máximo de 15 dias. O início da ação do medicamento ocorre em aproximadamente uma hora após a administração da cápsula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis maus efeitos do medicamento ARFLEX RETARD podem incluir reações alérgicas, distúrbios gastrointestinais, hemorragias no trato gastrointestinal, insuficiência renal, insuficiência hepática e broncoespasmo em pacientes asmáticos. É contraindicado em pacientes com úlcera péptica ativa, distúrbios graves de coagulação, gravidez e amamentação, e deve ser usado com cautela em tratamento prolongado em idosos e pacientes com histórico de doenças hemorrágicas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?