Arnica Weleda é um medicamento antroposófico indicado para auxiliar no tratamento de contusões, hematomas, fraturas, ferimentos, machucados, quedas, pancadas e excessos musculares. Atua sobre traumas musculares e físicos (em suas consequências imediatas e tardias, locais ou gerais) e também é indicado no pós-operatório para melhor recuperação. Arnica Weleda auxilia ainda nas dores, sejam elas generalizadas, musculares ou articulares e atua nas contraturas musculares, distensões e lesões.
Como este medicamento funciona?
Arnica Weleda, como um medicamento produzido e indicado de acordo com o conhecimento antroposófico, age em primeira linha por meio do estímulo das forças autocurativas do organismo, e tem como mecanismo de ação estimular no ser humano uma reação que levará à cura ou ao alívio da enfermidade, servindo para a harmonização dos distúrbios de saúde acima relacionados. Um medicamento antroposófico pode agir, de acordo com sua composição, de três modos: (1) estimulando um processo contrário à doença – esta é a maneira alopática de ação; (2) agindo de modo igual à doença e provocando uma reação contrária maior do organismo no sentido da cura – este é um princípio homeopático de ação; e (3) proporcionando um modelo orientador para o órgão ou sistema doente, levando à sua atividade sadia.
Quando não devo usar este medicamento?
Arnica Weleda é contraindicada para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Arnica Weleda é contraindicada para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Este medicamento contém 15% de ÁLCOOL (etanol) e pode causar intoxicação, especialmente em crianças. As orientações e recomendações previstas na bula estão relacionadas à via de administração indicada. O uso por outras vias não sugeridas pode envolver risco e deve estar sob a responsabilidade do prescritor. Até o momento, não foi relatada a necessidade de precaução se administrado conforme a posologia sugerida.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Antes e depois da abertura da embalagem, o produto deve ser armazenado à temperatura ambiente (15-30ºC), em local seco, protegido da luz solar, e de fontes de radiação eletromagnética, como por exemplo: forno de micro-ondas, aparelho celular, televisão, computador, raios-X, caixa acústica, etc. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Este medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Crianças de 0 a 5 anos: tomar 5 gotas diluídas em água a cada 2h por 2 dias, depois a cada 3h por 3 dias, e posteriormente a cada 4h até o desaparecimento dos sintomas. Para manutenção nos casos crônicos: tomar 5 gotas diluídas em água 3 a 4 vezes ao dia, preferencialmente em intervalos regulares; ou conforme orientação médica. Crianças de 5 a 12 anos: tomar 10 gotas diluídas em água a cada 2h por 2 dias, depois a cada 3h por 3 dias, e posteriormente a cada 4h até o desaparecimento dos sintomas. Para manutenção nos casos crônicos: tomar 10 gotas diluídas em água 3 a 4 vezes ao dia, preferencialmente em intervalos regulares; ou conforme orientação médica. Adolescentes de 12 a 18 anos: tomar 15 gotas diluídas em água a cada 2h por 2 dias, depois a cada 3h por 3 dias, e posteriormente a cada 4h até o desaparecimento dos sintomas. Para manutenção nos casos crônicos: tomar 15 gotas diluídas em água 3 a 4 vezes ao dia, preferencialmente em intervalos regulares; ou conforme orientação médica. Adultos acima de 18 anos: tomar 15 a 20 gotas diluídas em água a cada 2h por 2 dias, depois a cada 3h por 3 dias, e posteriormente a cada 4h até o
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você se esqueça de usar o medicamento, não duplique a quantidade de medicamento na próxima tomada.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Até o momento, não são conhecidas a intensidade e a frequência das reações adversas do medicamento. Caso ocorram, suspenda o uso do medicamento. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Em caso de sintomas que causem mal-estar durante o tratamento, procure seu médico ou farmacêutico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Até o momento, não foram relatados ou verificados casos de superdosagem durante o tratamento com o produto. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.