Aropax ® é indicado para o tratamento de ADULTOS que apresentam transtorno depressivo maior (mesmo que, anteriormente, outros antidepressivos não tenham sido eficazes); comportamento obsessivo ou compulsivo (incontrolado); ataques de pânico, inclusive os causados por fobia (pavor) de lugares abertos (agorafobia); ansiedade generalizada (sensação de muita ansiedade ou nervosismo em situações rotineiras), inclusive em situações que exigem contato social; ansiedade seguida de evento traumático (transtorno de estresse pós-traumático): acidente de carro, assalto ou desastre natural, como enchente ou terremoto.
Como este medicamento funciona?
O Aropax ® eleva os níveis de uma substância produzida pelo cérebro, a serotonina (5 - hidroxitriptamina, ou 5 - HT). Aropax ® pertence a uma classe de medicamentos chamados de inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). Assim como outras substâncias dessa classe, pode não eliminar os sintomas imediatamente, e geralmente os pacientes se sentem melhor algumas semanas após o início do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Aropax é contraindicado para pacientes com alergia conhecida à droga ou a qualquer componente da fórmula. Você não deve tomar Aropax ao mesmo tempo que outros medicamentos antidepressivos chamados de inibidores da MAO, com um antibiótico chamado linezolida e com azul de metileno. Só passe a usar Aropax duas semanas após ter deixado de tomar esse tipo de medicação. Da mesma forma, você só deve iniciar tratamento com inibidores da MAO e os demais citados duas semanas após ter deixado de usar Aropax. Você também não deve tomar Aropax ao mesmo tempo que tioridazina ou pimozida (normalmente usados para tratar esquizofrenia). Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade. Você não deve dirigir veículos ou operar máquinas durante todo o tratamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Aropax é contraindicado para pacientes com alergia conhecida à droga ou a qualquer componente da fórmula. Você não deve tomar Aropax ao mesmo tempo que outros medicamentos antidepressivos chamados de inibidores da MAO, com um antibiótico chamado linezolida e com azul de metileno. Apenas inicie o uso de Aropax duas semanas após ter deixado de tomar esses medicamentos. Também não deve ser utilizado ao mesmo tempo que tioridazina ou pimozida (medicamentos usados para tratar esquizofrenia). É importante não dirigir ou operar máquinas durante o tratamento, pois pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência. Aropax é contraindicado para menores de 18 anos. Além disso, se você possui condições como problemas no fígado, coração, rins, ou histórico de epilepsia, deve consultar seu médico antes do uso. O uso deste medicamento pode aumentar o risco de comportamento suicida em adultos jovens. A presença de hiponatremia e acatisia também requer atenção, assim como a possibilidade de reações adversas raras como síndrome serotoninérgica. O uso de bebidas alcoólicas com Aropax não é recomendado.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Aropax ® é indicado para o tratamento de ADULTOS que apresentam algumas condições, como transtorno depressivo maior, comportamento obsessivo ou compulsivo, ataques de pânico, ansiedade generalizada e ansiedade seguida de evento traumático. É importante informar seu médico imediatamente caso ocorram pensamentos ou comportamentos suicidas durante o tratamento. Este medicamento não é indicado para crianças e adolescentes menores de 18 anos.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de AROPAX pode causar diversos efeitos colaterais, incluindo tontura, desmaios, perda da consciência, acatisia (incapacidade de permanecer na mesma posição), síndrome serotoninérgica, fratura óssea e aumento do risco de comportamento suicida, especialmente entre adultos jovens com transtorno depressivo maior. O medicamento pode provocar também hiponatremia em pacientes acima de 65 anos, levando a sonolência e fraqueza. É importante procurar assistência médica imediatamente caso ocorram sintomas como tremores, rigidez muscular, agitação ou alterações de humor.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?