Este medicamento é destinado ao tratamento de: artrose (doença que causa dor, inflamação e desgaste nas articulações), coxartrose (dor, inflamação e desgaste da articulação do quadril), espondiloartrose (inflamação e desgaste das articulações da coluna), artrite reumatoide (doença crônica autoimune que causa dor e inflamação nas articulações), bursite (inflamação das bolsas que ficam nas articulações), flebites (inflamação das veias) e tromboflebite (sangue coagulado dentro das veias causando inflamação), contusões (lesão superficial que causa dor e inchaço), luxação (deslocamento do osso da articulação), entorses (lesão de tendão, músculo ou ligamento próximo das juntas) e distensão muscular (rompimento do músculo).
Como este medicamento funciona?
Este medicamento atua diminuindo a dor, inflamação e a febre por possuir atividade anti-inflamatória (contra a inflamação), analgésica (contra a dor) e antipirética (contra a febre), principalmente nas articulações, músculos e tecidos moles. A forma de liberação prolongada controla a liberação do fármaco, permitindo uma atividade imediata e outra de prolongar a absorção, mantendo o nível do fármaco no sangue por 24 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Artrosil não deve ser utilizado em pacientes que tenham úlcera péptica (no estômago ou duodeno) na fase ativa, histórico positivo de úlcera péptica recorrente, dificuldade de digestão crônica, gastrite (inflamação do estômago), insuficiência renal grave (mau funcionamento dos rins), leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos do sangue) e plaquetopenia (diminuição das plaquetas no sangue), grave distúrbio de coagulação e hipersensibilidade (alergia) a quaisquer componentes de sua fórmula. Além disso, deve-se considerar a possibilidade de hipersensibilidade cruzada com ácido acetilsalicílico ou outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Populações especiais - Uso em pacientes com asma brônquica ou predispostos a alergia: O uso de cetoprofeno em pacientes com asma brônquica (doença que causa dificuldade para respirar) ou com predisposição a crises alérgicas (excesso de reação com sinais de alergia) pode provocar uma crise asmática.
- Uso em pacientes com insuficiência renal (mau funcionamento dos rins): Em pacientes com função renal comprometida, a administração de cetoprofeno deve ser efetuada com particular cautela, levando-se em consideração que o medicamento é eliminado principalmente pelos rins. Gravidez e lactação: Embora não tenha sido observada experimentalmente toxicidade embriofetal com cetoprofeno nas doses previstas para uso clínico, a administração em mulheres grávidas ou em fase de amamentação não é recomendada. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Interações medicamentosas: A associação de anticoagulantes, como a varfarina, com cetoprofeno pode exigir a redução da dosagem do anticoagulante, com intuito de evitar o risco de sangramento. Medicamentos como o ácido acetilsalicílico se associados ao cetoprofeno podem reduzir o nível no sangue do cetoprofeno e aumentar o risco de distúrbios no estômago e intestinos. Medicamentos como o metotrexato podem ter sua toxicidade aumentada se associados ao uso do cetoprofeno.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Artrosil 160 mg: tomar uma cápsula duas vezes ao dia, com líquidos, por via oral, durante ou após as refeições. A duração do tratamento deve ser a critério médico. Artrosil 320 mg: tomar uma cápsula ao dia, com líquidos, por via oral, durante ou após as refeições. A duração do tratamento deve ser a critério médico. O produto pode ser tomado junto às refeições ou com leite, a fim de evitar possíveis distúrbios no estômago e intestinos. De acordo com os estudos disponíveis, o limite máximo de uso diário é de 320 mg. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você perder ou se esquecer de tomar uma dose do medicamento, tome-a assim que possível. Se estiver quase no horário da sua próxima dose, espere até o horário para então tomar o medicamento e pule a dose perdida. Não use medicamento a mais para corrigir uma dose perdida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): distúrbios transitórios no estômago e/ou intestinos, tais como dor no estômago, enjoo, vômito, diarreia e gases; sangramentos do estômago e/ou dos intestinos, fraqueza generalizada, sensação de tontura, lesões e vermelhidão na pele. A literatura cita ainda as seguintes reações adversas, sem frequências conhecidas: discinesia transitória (movimentos repetitivos involuntários dos membros) e dor de cabeça. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de ARTROSIL, é importante procurar imediatamente um médico ou o centro de intoxicações. O uso excessivo pode levar a reações indesejáveis, como distúrbios no estômago e intestinos, que incluem dor no estômago, enjoo, vômito, diarreia e gases. Além disso, pode haver risco de sangramentos do estômago e/ou dos intestinos. Nunca interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.