• Home
  • Bulas
  • Atacand HCT 16 125mg com 30 Comprimidos

Atacand HCT 16 125mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Astrazeneca Do Brasil Ltda - 60318797000100
  • Categoria: Pressão Alta
  • Princípio ativo: Hidroclorotiazida,Candesartana Cilexetila
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    ATACAND HCT é indicado para o tratamento da hipertensão (pressão alta), quando a monoterapia (uso de apenas um medicamento) não é suficientemente eficaz.

  • Como este medicamento funciona?

    ATACAND HCT faz parte de uma classe de medicamentos chamada de bloqueadores dos receptores de angiotensina II, que reduz e controla a pressão arterial. A candesartana cilexetila relaxa e alarga os vasos sanguíneos, facilitando o bombeamento de sangue pelo coração e, assim, reduzindo a pressão arterial. A hidroclorotiazida inibe a reabsorção de sódio, promovendo a liberação de líquido pela urina, o que diminui o volume de sangue e, consequentemente, a pressão arterial. A combinação dessas duas substâncias proporciona uma redução eficaz e prolongada da pressão arterial, sem aumentar os batimentos do coração.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve usar ATACAND HCT se tiver alergia à candesartana cilexetila, à hidroclorotiazida, aos derivados da sulfonamida (a hidroclorotiazida é derivada das sulfonamidas) ou a qualquer um dos componentes da fórmula; durante a gravidez ou amamentação; doença grave nos rins, fígado e/ou colestase (redução do fluxo biliar, no qual surge uma cor amarelada na pele); gota; diabetes mellitus (tipo I ou II) ou insuficiência renal moderada a grave (TGF < 60 mL/min/1,73 m²) se fizer uso de medicamentos contendo alisquireno.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    ATACAND HCT deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações: o uso combinado de bloqueadores dos receptores de angiotensina II (BRAs) não é recomendado com medicamentos como inibidores da ECA ou alisquirenos, pois pode haver queda da pressão arterial (hipotensão), aumento da concentração de potássio no sangue (hipercalemia) e alterações na função dos rins; em pacientes com estenose da artéria renal pode ocorrer aumento nos níveis sanguíneos de ureia e creatinina; em pacientes com redução do volume de sangue dentro dos vasos e/ou de sódio pode ocorrer hipotensão sintomática; em pacientes com angioma intestinal podem ocorrer sintomas como dor abdominal, náusea, vômito e diarreia; durante cirurgia e anestesia pode ocorrer hipotensão; como com outros agentes que inibem o sistema renina-angiotensina-aldosterona, alterações na função dos rins podem ocorrer; pacientes com histórico de câncer de pele devem ter cuidado, pois o uso de hidroclorotiazida pode aumentar o risco; em pacientes com problemas respiratórios após uso de hidroclorotiazida no passado; pacientes com transplante de rim recente e estenose das válvulas mitral e aórtica do coração; controle periódico de eletrólitos séricos é necessário; cuidados em pacientes com diabetes mellitus latente, aumento de colesterol, triglicérides e ácido úrico; cuidado em pacientes com doenças graves nas artérias do coração e cérebro; cuidados em

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento ATACAND HCT pode causar alguns efeitos colaterais e males, incluindo: hipotensão (queda da pressão arterial) em situações específicas como após a administração ou durante cirurgia e anestesia, hipercalemia (aumento da concentração de potássio no sangue), alterações na função renal, incluindo falência renal aguda, e efeitos adversos em pacientes com estenose da artéria renal, diabetes mellitus, problemas respiratórios, ou que tenham apresentado câncer de pele. Também pode ocorrer diminuição da visão ou dor nos olhos, que podem ser sintomas relacionados ao acúmulo de líquido no olho. Adicionalmente, o uso prolongado de hidroclorotiazida pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer de pele e lábio. Recomenda-se cuidado com a exposição ao sol durante o tratamento para limitar esses riscos.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.