• Home
  • Bulas
  • Atenolol Clortalidona EMS 50 125mg com 30 Comprimidos

Atenolol Clortalidona EMS 50 125mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: EMS S/A - 57507378000365
  • Categoria: Pressão Alta
  • Princípio ativo: Clortalidona,Atenolol
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O atenolol + clortalidona está indicado para o controle da hipertensão (pressão alta).

  • Como este medicamento funciona?

    O atenolol + clortalidona contém dois ingredientes ativos, que reduzem a pressão arterial quando usados continuamente. O atenolol age preferencialmente sobre os receptores localizados no coração e na circulação. A clortalidona aumenta a quantidade de urina produzida pelos rins. O efeito de atenolol + clortalidona é mantido por no mínimo 24 horas após a dose oral única diária.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve utilizar atenolol + clortalidona nas seguintes situações: alergia ao atenolol, à clortalidona ou a qualquer um dos componentes da formulação; batimentos lentos do coração (bradicardia); comprometimento importante da função do coração em bombear sangue aos tecidos (choque cardiogênico); pressão arterial baixa ou muito baixa (hipotensão); alteração metabólica em que o pH do sangue é baixo (acidose metabólica); problemas graves de circulação arterial periférica; bloqueio cardíaco de segundo ou terceiro grau; síndrome do nodo sinusal; portadores de feocromocitoma não tratado; insuficiência cardíaca descompensada; durante a gravidez ou amamentação.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O atenolol + clortalidona deve ser utilizado com cuidado em pacientes nas seguintes situações: insuficiência cardíaca controlada (compensada); que sofrem de um tipo particular de dor no peito (angina), chamada de angina de Prinzmetal; problemas na circulação arterial periférica (nas extremidades); bloqueio cardíaco de primeiro grau; portadores de diabetes, pois o atenolol + clortalidona pode modificar a taquicardia da hipoglicemia (baixos níveis de glicose no sangue), pode mascarar os sinais de tireotoxicose (problemas na tireoide) e diminuir a tolerância à glucose (relacionado à clortalidona); que sofrem de doença do coração isquêmica (exemplos: angina e infarto), atenolol + clortalidona não deve ser descontinuado abruptamente; problemas pulmonares, como asma ou falta de ar; idosos, que estejam recebendo digitálicos, em dieta especial (com baixo teor de potássio) ou que apresentem problemas gastrointestinais, pois atenolol + clortalidona pode ocasionar hipocalemia (redução dos níveis de potássio no sangue). O atenolol + clortalidona pode causar uma reação mais grave a uma variedade de alérgenos quando administrado a pacientes com história de reação anafilática (reação alérgica violenta) a tais alérgenos. Não se espera que atenolol + clortalidona afete a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Entretanto, alguns pacientes podem, ocasionalmente

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30 °C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    O atenolol + clortalidona deve ser administrado por via oral, com água e de preferência no mesmo horário todos os dias. Você não deve utilizar atenolol + clortalidona se estiver em jejum por tempo prolongado. O comprimido de 50 mg + 12,5 mg deve ser administrado inteiro e não deve ser partido ou mastigado. A dose recomendada é de 1 comprimido ao dia. Pacientes idosos podem iniciar a terapia com doses menores.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Este medicamento pode causar reações adversas em pacientes com alergia ao atenolol, à clortalidona ou a qualquer um dos componentes da formulação. Outros problemas que podem ocorrer incluem bradicardia (batimentos lentos do coração), choque cardiogênico, hipotensão (pressão arterial baixa), acidose metabólica, problemas graves de circulação arterial periférica, e bloqueio cardíaco de segundo ou terceiro grau. Pacientes com insuficiência cardíaca descompensada e feocromocitoma não tratado também correm riscos. Além disso, em mulheres grávidas e lactantes pode causar danos fetais e risco de hipoglicemia e bradicardia em recém-nascidos. Pode ocorrer hipocalemia em pacientes que estejam recebendo digitálicos ou que estejam em dieta especial. O medicamento também pode provocar dopping.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.