O atenolol + clortalidona está indicado para o controle da hipertensão (pressão alta).
Como este medicamento funciona?
O atenolol + clortalidona contém dois ingredientes ativos, que reduzem a pressão arterial quando usados continuamente. O atenolol age preferencialmente sobre os receptores localizados no coração e na circulação. A clortalidona aumenta a quantidade de urina produzida pelos rins. O efeito de atenolol + clortalidona é mantido por no mínimo 24 horas após a dose oral única diária.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar atenolol + clortalidona nas seguintes situações: alergia ao atenolol, à clortalidona ou a qualquer um dos componentes da formulação; batimentos lentos do coração (bradicardia); comprometimento importante da função do coração em bombear sangue aos tecidos (choque cardiogênico); pressão arterial baixa ou muito baixa (hipotensão); alteração metabólica em que o pH do sangue é baixo (acidose metabólica); problemas graves de circulação arterial periférica (nas extremidades); bloqueio cardíaco de segundo ou terceiro grau (tipo de arritmia que causa bloqueio de impulsos elétricos para o coração); síndrome do nodo sinusal (doença no local de origem dos impulsos elétricos do coração); portadores de feocromocitoma (tumor benigno da glândula adrenal ou suprarrenal) não tratado; insuficiência cardíaca descompensada; durante a gravidez ou amamentação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O atenolol + clortalidona deve ser utilizado com cuidado em pacientes nas seguintes situações: insuficiência cardíaca controlada (compensada); angina de Prinzmetal; problemas na circulação arterial periférica; bloqueio cardíaco de primeiro grau; portadores de diabetes; doença do coração isquêmica; problemas pulmonares, como asma; idosos; que estejam recebendo digitálicos, em dieta especial (com baixo teor de potássio) ou que apresentem problemas gastrintestinais, pois o atenolol + clortalidona pode ocasionar hipocalemia (redução dos níveis de potássio no sangue). O atenolol + clortalidona pode causar uma reação mais grave a uma variedade de alérgenos em pacientes com história de reação anafilática. Gravidez e lactação: este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. O atenolol pode causar dano fetal e risco de hipoglicemia e bradicardia nos recém-nascidos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O atenolol + clortalidona deve ser administrado por via oral, com água e de preferência no mesmo horário todos os dias. Não deve ser utilizado se estiver em jejum por tempo prolongado. O comprimido deve ser administrado inteiro, sem ser partido ou mastigado. A dose recomendada é de 1 comprimido ao dia.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O atenolol + clortalidona pode causar alguns efeitos adversos, especialmente em situações específicas. Os pacientes que utilizam este medicamento devem estar cientes das seguintes contraindicações e cuidados:
Alergia ao atenolol, à clortalidona ou a qualquer um dos componentes da fórmula;
Bradicardia (batimentos lentos do coração);
Comprometimento importante da função do coração (choque cardiogênico);
Hipotensão (pressão arterial baixa);
Alteração metabólica (acidose metabólica);
Problemas graves de circulação arterial periférica;
Bloqueio cardíaco de segundo ou terceiro grau;
Síndrome do nodo sinusal;
Portadores de feocromocitoma não tratado;
Insuficiência cardíaca descompensada;
Durante a gravidez ou amamentação;
Pacientes com insuficiência cardíaca controlada, angina de Prinzmetal, problemas pulmonares, diabetes e gastrintestinais;
História de reação anafilática a alérgenos.
Além disso, os recém-nascidos de mães que tomam atenolol durante a gravidez podem correr risco de hipoglicemia e bradicardia.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?