• Home
  • Bulas
  • Atesto 4ML Solucao Injetavel 250mg Ml

Atesto 4ML Solucao Injetavel 250mg Ml

  • Fabricante: Supera Farma Laboratórios S.A - 43312503000105
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Undecilato De Testosterona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Atesto é indicado na reposição de testosterona em homens que apresentam hipogonadismo primário e secundário.

  • Como este medicamento funciona?

    Atesto é um medicamento que contém testosterona, um androgênio (hormônio masculino), como princípio ativo. É injetado em um local do corpo onde pode ser armazenado e gradualmente liberado em um determinado período de tempo. A testosterona é produzida principalmente nos testículos e, em pequena quantidade, no córtex adrenal. Ela é responsável pela expressão das características masculinas durante o desenvolvimento do feto, da criança e do adolescente, e, posteriormente, pela manutenção das características sexuais masculinas e de funções dependentes do hormônio masculino. A administração de testosterona melhora os níveis hormonais deficientes no organismo, aliviando os sinais e sintomas relacionados ao hipogonadismo masculino, como disfunção erétil, diminuição do desejo sexual e aumento da gordura no abdome. Dependendo do órgão-alvo, a atividade da testosterona pode ser androgênica ou anabólica. A reposição dos androgênios diminui a massa de gordura corporal, aumenta a massa corporal magra e força muscular e previne a perda óssea.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Atesto não deve ser utilizado na presença das condições descritas a seguir. Caso apresente qualquer uma destas condições, informe seu médico: Alergia (hipersensibilidade) ao undecilato de testosterona ou qualquer um dos componentes do produto; Presença ou suspeita de câncer androgênio-dependente, de próstata ou da glândula mamária do homem; Níveis sanguíneos elevados de cálcio associados a tumores malignos; Presença ou história de tumores de fígado. Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    ATESTO não deve ser utilizado na presença das seguintes condições: alergia (hipersensibilidade) ao undecilato de testosterona ou qualquer um dos componentes do produto; presença ou suspeita de câncer androgênio-dependente, de próstata ou da glândula mamária do homem; níveis sanguíneos elevados de cálcio associados a tumores malignos; presença ou história de tumores de fígado. Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres. Advertências e precauções incluem: se você é idoso, você pode apresentar maior risco de aumento do tamanho da próstata; se estiver em tratamento prolongado com androgênios, deve ser avaliado periodicamente pelo seu médico em relação aos valores sanguíneos; após uso de substâncias hormonais, pode haver a ocorrência de tumores hepáticos; e eventos como edema, retenção de líquido, aumento da pressão sanguínea, distúrbios hemorrágicos, e apneia do sono devem ser monitorados.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Este medicamento deve ser injetado exclusivamente por via intramuscular e de forma muito lenta. Sempre tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico. O abuso de testosterona pode causar sérios problemas para o seu coração e vasos sanguíneos, além de riscos à saúde mental e ao fígado. É importante evitar o uso abusivo deste medicamento isoladamente ou em conjunto com outros esteroides androgênicos anabolizantes.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de ATESTO pode causar microembolismo pulmonar, levando a sinais e sintomas como tosse, respiração curta, mal-estar, suor excessivo, dor no peito, tontura, parestesia ou desmaio. Além disso, foram reportadas reações alérgicas graves (reações anafiláticas) após a injeção do undecilato de testosterona. O abuso de testosterona pode resultar em sérios problemas para o coração, vasos sanguíneos e saúde mental, podendo também interromper ou reduzir a produção de esperma. O tratamento prolongado pode causar retenção de líquido e aumento da pressão sanguínea. Não se esqueça de consultar seu médico se notar qualquer efeito adverso.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    O abuso de testosterona, especialmente se você tomar doses muito altas deste medicamento, isoladamente ou em conjunto com outros esteroides androgênicos anabolizantes, pode causar sérios problemas para seu coração e vasos sanguíneos que podem levar à morte, além de riscos à saúde mental e/ou ao fígado. Ademais, indivíduos que fizeram uso abusivo da testosterona podem se tornar dependentes e podem experimentar sintomas de abstinência quando a dosagem é significativamente alterada ou interrompida abruptamente. Deve-se procurar imediatamente um médico se sentir qualquer sinal de complicação.