A atorvastatina cálcica comprimidos revestidos é indicada para tratamento de: hipercolesterolemia (aumento da quantidade de colesterol no sangue) isolada; hipercolesterolemia associada à hipertrigliceridemia (aumento dos níveis sanguíneos de outro tipo de gordura); hipercolesterolemia associada à redução dos níveis sanguíneos de HDL (tipo de colesterol); hipercolesterolemia associada à hipertrigliceridemia e também à redução dos níveis sanguíneos de HDL. É também indicada para prevenção secundária de síndrome coronária aguda e para prevenção de complicações cardiovasculares em pacientes com múltiplos fatores de risco. Além disso, é indicada para o tratamento de pacientes com doença cardíaca e coronariana para reduzir o risco de complicações como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento age reduzindo a quantidade de colesterol (gordura) total no sangue diminuindo os níveis das frações prejudiciais (LDL - C, apolipoproteína B, VLDL - C, triglicérides) e aumentando os níveis sanguíneos do colesterol benéfico (HDL - C). A ação da atorvastatina cálcica se dá pela inibição de produção de colesterol pelo fígado, e aumento da absorção e destruição de frações prejudiciais (LDL) do colesterol.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula; doença hepática ativa ou elevações persistentes inesperadas das transaminases séricas (enzimas do fígado), excedendo em 3 vezes o limite superior da normalidade; durante a gravidez ou lactação (amamentação) ou a mulheres em idade fértil que não estejam utilizando medidas contraceptivas eficazes. Este medicamento deve ser administrado a adolescentes e mulheres em idade fértil somente quando a gravidez for altamente improvável. Este medicamento é contraindicado para menores de 10 anos de idade. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Atorvastatina cálcica deve ser usada com cuidado. Informe ao seu médico sobre todas as medicações que você toma, para que ele possa avaliar possíveis interações medicamentosas. É recomendado a realização de testes de função do fígado antes e durante o tratamento, especialmente em pacientes com maior risco de alteração da função hepática. Este medicamento é contraindicado durante a gravidez e o aleitamento, e deve ser administrado com cuidado em pacientes com AVC hemorrágico prévio. Relate imediatamente ao seu médico a ocorrência de dor ou fraqueza muscular, pois pode estar relacionado a condições sérias como miopatia ou rabdomiólise. Também deve-se ter cautela com medicamentos inibidores ou indutores do CYP 3A4, pois podem alterar os níveis de atorvastatina no sangue. Além disso, evite o uso de pacientes com síndrome de má-absorção de glicose-galactose e menores de 10 anos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), em sua embalagem original e protegido da luz e umidade, longe do alcance de crianças. Após a data de validade, não utilize o medicamento.
Como devo usar este medicamento?
Atorvastatina cálcica deve ser administrada por via oral. É indicada para o tratamento de hipercolesterolemia isolada e associada à hipertrigliceridemia, entre outras condições. A dosagem e duração do tratamento devem ser determinadas pelo médico, que deve sempre ser consultado para seguir as orientações do uso e monitorar possíveis interações medicamentosas e efeitos colaterais.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar atorvastatina cálcica, tome a dose assim que se lembrar. Porém, se estiver próximo do horário da próxima dose, não tome a dose esquecida e continue com o esquema regular. Não use o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que este medicamento pode causar incluem miopatia (dor ou fraqueza muscular), rhabdomiólise (destruição de células musculares), que pode levar a insuficiência renal aguda. É importante relatar ao médico a ocorrência de dor muscular inesperada, alterações da sensibilidade ou fraqueza muscular, especialmente se acompanhadas de mal-estar ou febre. O uso concomitante com outros medicamentos que aumentam a concentração de atorvastatina pode aumentar a frequência de efeitos adversos. Um cuidado adicional deve ser tomado em pacientes com maior risco de alterações na função hepática.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?