Este medicamento é destinado ao tratamento da alopecia androgenética (queda de cabelos por fatores hormonais) em homens e mulheres.
Como este medicamento funciona?
O medicamento AVICIS® não apresenta efeitos hormonais e atua diretamente no couro cabeludo sobre os fatores responsáveis pelo desenvolvimento da calvície.
Quando não devo usar este medicamento?
O produto não deve ser usado em caso de alergia aos componentes da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade, uma vez que não foram realizados estudos nesta faixa etária.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Avicis é adequado para a maioria das pessoas e seu uso é exclusivamente para alopecia androgenética, a causa mais comum de perda de cabelo em homens e mulheres. Caso este não seja seu caso, não utilize este medicamento e procure orientação médica. O produto deve ser usado exclusivamente para aplicação tópica no couro cabeludo intacto (sem feridas), não deve ser aplicado em outras áreas do corpo. Evite o contato com os olhos e mucosas. A aplicação do produto em excesso não fará com que sejam obtidos resultados melhores ou mais rápidos e poderão ocorrer reações locais, tais como queimação, coceira ou avermelhamento do couro cabeludo. Se as reações locais forem muito intensas, interrompa o uso por 1 - 2 dias e procure orientação médica. Durante o uso, o couro cabeludo pode ficar mais oleoso e seco devido ao componente alcoólico do produto. Não há dados clínicos sobre a eficácia e tolerabilidade do produto por um período de tratamento superior a 1 ano. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Caso observe alguma mudança no aspecto do produto, consulte o farmacêutico.
Como devo usar este medicamento?
Aplique o produto no couros cabeludos 1 vez por dia, de preferência à noite, usando o aplicador em movimentos leves, durante cerca de 1 minuto, para que aproximadamente 3 mL da solução atinjam o couros cabeludos. Utilize a ponta dos dedos para massagear o produto no couros cabeludos. Lavar as mãos após o uso do produto. Se for aplicado logo após o banho, recomenda-se secar bem o cabelo com uma toalha antes da aplicação. Mantenha o frasco na posição vertical. Faça um giro de 90º no aplicador no sentido anti-horário. O produto estará pronto para ser utilizado. Segure o frasco pela sua base e apoie o aplicador diretamente sobre a área afetada do couros cabeludos. O medicamento sairá pelo aplicador através dos pequenos orifícios já existentes em sua ponta. Deslizar levemente o aplicador até que toda a área afetada do couros cabeludos esteja ligeiramente umedecida com o produto. Após o uso, fechar o aplicador girando 90º em sentido horário, para evitar a saída do líquido. Quando observar melhora da alopecia, a frequência poderá ser diminuída para 1 aplicação a cada 2 ou 3 dias, mas o uso não deve ser descontinuado. Interrupta o tratamento se não houver melhora na queda capilar após um ano de uso.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de aplicar o produto, volte a aplicar normalmente no dia, não sendo necessária uma aplicação extra. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Devido à presença de álcool na fórmula, podem ocorrer reações locais passageiras, tais como queimação, coceira ou avermelhamento do coupo cabeludo após a aplicação do produto. Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): desconforto da pele. Reação desconhecida: ardor passageiro, vermelhidão, coceira no couro cabeludo, hemorragia vaginal pós-menopáusica e erupção cutânea. Durante a Farmacovigilância pós-comercialização, sensação de ardor, vermelhidão e prurido foram observados.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Até o momento não há relatos de intoxicação em seres humanos. A concentração de princípio ativo presente no produto é toxicologicamente irrelevante. Em caso de ingeruição acidental, os principais sintomas seriam aqueles de intoxicação por álcool isopropílico. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.