A axetilcefuroxima é indicada para o tratamento das seguintes situações: infecção da garganta (amigdalites e faringites), infecção do ouvido médio (otite média), infecção dos pulmões e dos brônquios (pneumonia e exacerbações agudas de doença pulmonar obstrutiva crônica), infecção da urina (infecção do trato urinário), infecções de pele (infecções cutâneas) e infecções dos seios da face (sinusites) desde que causadas por germes sensíveis à medicação.
Como este medicamento funciona?
A axetilcefuroxima comprimidos contém cefuroxima, que pertence a um grupo de antibióticos chamados de cefalosporinas. Os antibióticos são usados para matar bactérias e outros agentes causadores de infecções.
Quando não devo usar este medicamento?
A axetilcefuroxima não deve ser usada se você for alérgico à cefuroxima, a qualquer outro componente da formulação ou às cefalosporinas, e tiver alergia severa (por exemplo, reação anafilática) a qualquer outro tipo de agente antibacteriano betalactâmico (penicilinas, monobactâmicos e carbapenêmicos).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não tome mais comprimidos de axetilcefuroxima do que seu médico recomendou. Como ocorre com outros antibióticos, o uso de axetilcefuroxima pode resultar em reações indesejáveis graves, tais como reações alérgicas, infecções por fungos (tais como Candida) e diarreia severa (colite pseudomembranosa). Você deve observar para o aparecimento de reações indesejáveis durante o tratamento com axetilcefuroxima. Caso você apresente esses sintomas, procure o seu médico. Pode ser que ele recomende a interrupção do tratamento. Se você responder SIM a qualquer uma das perguntas abaixo, consulte seu médico antes de usar este medicamento: Você possui problemas nos rins? Você está grávida ou pretende engravidar? Há dados limitados sobre a segurança do uso de axetilcefuroxima em mulheres grávidas. Seu médico avaliará os benefícios de tomar este medicamento em relação aos possíveis riscos ao bebê. Você está amamentando? Os ingredientes de axetilcefuroxima podem passar pelo leite materno. É indicado cuidado especial em pacientes que apresentaram uma reação alérgica a penicilinas ou outros antibióticos betalactâmicos, pois há risco de sensibilidade cruzada. Reações de hipersensibilidade graves e ocasionalmente fatais foram relatadas. Caso haja reações graves, o tratamento com cefuroxima deve ser descontinuado imediatamente. Deve-se ter cautela ao administrar cefuroxima a pacientes com histórico de hipersensibilidade não severa a outros agentes betalactâmicos. Supercrescimento de microrganismos não suscetíveis
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
A axetilcefuroxima deve ser usada por via oral. Não tome mais comprimidos do que seu médico recomendou. Caso você apresente reações indesejáveis durante o tratamento, como reações alérgicas, infecções por fungos ou diarreia severa, procure seu médico para avaliação.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A axetilcefuroxima pode causar reações indesejáveis graves, como reações alérgicas e infecções por fungos. Outros males incluem diarreia severa (colite pseudomembranosa). Há também o risco de reações de hipersensibilidade, como síndrome de Kounis, e reações adversas cutâneas severas. O uso prolongado pode levar ao crescimento de microrganismos não suscetíveis, como Candida, Enterococci e Clostridium difficile. É importante monitorar o paciente para sintomas de alergia, diarreia durante ou após o tratamento, e considerar a descontinuação do medicamento se necessário.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não tome mais comprimidos de axetilcefuroxima do que seu médico recomendou. O uso excessivo do medicamento pode resultar em reações indesejáveis graves, tais como reações alérgicas, infecções por fungos, e diarreia severa (colite pseudomembranosa). Caso apareçam sintomas adversos, procure seu médico, que poderá recomendar a interrupção do tratamento.