A azitromicina é indicada no tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à azitromicina; em infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite (infamação da faringe) ou amigdalite (inflamação das amígdalas); infecções da pele e tecidos moles (músculos, tendões, gordura); em otite média aguda (infecção do ouvido médio) e nas doenças sexualmente transmissíveis não complicadas no homem e na mulher, devido à clamídia e gonorréia (tipos de bactérias). É também indicada no tratamento de cancro (lesão de pele) devido à Haemophilus ducreyi (espécie de bactéria).
Como este medicamento funciona?
A azitromicina é um antibiótico que age impedindo que as bactérias sensíveis à azitromicina produzam proteínas, que são a base do seu crescimento e reprodução. Seu pico de ação é após 2 a 3 horas da administração por via oral de azitromicina.
Quando não devo usar este medicamento?
A azitromicina não deve ser usada se você tem história de hipersensibilidade (reações alérgicas) à azitromicina, eritromicina, a qualquer antibiótico macrolídeo, cetolídeo ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose ou por pessoas com insuficiência de sacarose-isomaltase. Também não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica e não deve ser utilizado durante a amamentação sem a orientação médica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Apesar de raro, com o uso de azitromicina você pode desenvolver reações alérgicas graves como angioedema e anafilaxia, reações dermatológicas incluindo a Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica. Se ocorrer alguma reação alérgica, o uso do medicamento deve ser descontinuado e você deve avisar o médico para que ele administre tratamento adequado. Médicos devem estar cientes que os sintomas alérgicos podem reaparecer quando o tratamento sintomático é descontinuado. Se você tiver algum problema grave de fígado, azitromicina deve ser utilizada com cuidado e é necessário informar ao seu médico. Foram relatadas alterações da função hepática, hepatite, icterícia colestática, necrose hepática e insuficiência hepática, algumas das quais resultaram em morte. Azitromicina deve ser descontinuada imediatamente se ocorrerem sinais e sintomas de hepatite. Não utilize azitromicina junto com derivados do ergo. Há relatos de diarreia associada à Clostridium difficile com a maioria dos agentes antibacterianos, incluindo azitromicina. Devido à presença de açúcar, azitromicina não é indicada para pacientes com intolerância à frutose, má absorção de glicose-galactose ou deficiência de sacarase-isomaltase. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Não use azitromicina durante a amamentação sem orientação médica. Não há evidências de que azitromicina possa afetar sua habilidade de dirigir ou operar máquinas. Azitromicina não deve ser administrada em conjunto com: antiácidos
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Para utilizar este medicamento, administre a azitromicina por via oral, conforme as orientações médicas. O uso deve ser feito em doses previamente definidas, levando em consideração a concentração e a necessidade de cada paciente. É indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à azitromicina, incluindo infecções do trato respiratório, infecções da pele e tecidos moles, entre outras. A suspensão deve ser reconstituída com o diluente correspondente antes do uso, e segue o esquema de dosagem recomendado pelo profissional de saúde.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar este medicamento, use-o assim que se lembrar. Se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retorne ao esquema posológico habitual. Não use uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Com o uso de azitromicina, você pode desenvolver reações alérgicas graves como angioedema e anafilaxia, além de reações dermatológicas incluindo a Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica, que podem ser raramente fatais. Também foram relatados problemas de função hepática, como hepatite, icterícia colestática, necrose hepática e insuficiência hepática, alguns dos quais podem resultar em morte. É importante descontinuar o uso imediatamente se ocorrerem sinais de hepatite. Pode ocorrer diarreia associada à Clostridium difficile, que varia de diarreia leve a colite fatal. Cuidados médicos são necessários nessas situações.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?