Este medicamento é indicado no tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à azitromicina; em infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite, faringite ou amigdalite; infecções da pele e tecidos moles; em otite média aguda e nas doenças sexualmente transmissíveis não complicadas no homem e na mulher, devido à clamídia e gonorreia. É também indicado no tratamento de cancro devido a Haemophilus ducreyi. Infecções que ocorrem junto com sífilis devem ser excluídas.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento é um antibiótico que age impedindo que as bactérias sensíveis à azitromicina produzem proteínas, que são a base do seu crescimento e reprodução. Seu pico de ação é após 2 a 3 horas da administração por via oral deste medicamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser usado se você tem história de hipersensibilidade (reações alérgicas) à azitromicina, eritromicina, a qualquer antibiótico macrolídeo (classe de antibióticos a qual pertence azitromicina), cetolídeo (outra classe de antibióticos) ou a qualquer componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Apesar de raro, com o uso deste medicamento você pode desenvolver reações alérgicas graves como angioedema (inchaço das partes mais profundas da pele ou da mucosa, geralmente de origem alérgica) e anafilaxia (reação alérgica grave), raramente fatal, e reações dermatológicas incluindo a Síndrome de Stevens-Johnson (reação alérgica grave com bolhas na pele e mucosas) e necrólise epidérmica tóxica (descamação grave da camada superior da pele) raramente fatal. Se ocorrer alguma reação alérgica, o uso do medicamento deve ser descontinuado e deve-se avisar o médico para que ele administre tratamento adequado. Os médicos devem estar cientes que os sintomas alérgicos podem reaparecer quando o tratamento sintomático é descontinuado. Se você tiver algum problema grave de fígado, este medicamento deve ser utilizado com cuidado. Avise ao seu médico. Foram relatadas alteração da função hepática (funcionamento anormal do fígado), hepatite (inflamação do fígado), icterícia colestática (coloração amarelada da pele e mucosas por acúmulo de pigmentos biliares, devido à obstrução), necrose hepática (morte de células hepáticas) e insuficiência hepática (falência da função do fígado), algumas das quais resultaram em morte. Azitromicina deve ser descontinuada imediatamente se ocorrerem sinais e sintomas de hepatite. Não utilize este medicamento juntamente com derivados do ergô (medicação com várias indicações incluindo analgesia, representados pela ergotamina). Foi relatada diarreia associada à Clostridium difficile
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Você deve manter este medicamento em temperatura ambiente (entre 15 ºC e 30 °C). Proteger da luz e umidade. Após o preparo, manter em temperatura ambiente (entre 15 ºC e 30 ºC) por um período máximo de 5 dias. A suspensão não utilizada durante esse período deverá ser descartada. Agite bem a suspensão antes de cada administração.
Como devo usar este medicamento?
Para preparar a suspensão, você deve: (a) agitar o frasco fechado contendo o pó vigorosamente; (b) abrir o frasco girando a tampa no sentido anti-horário e remover o selo de papel alumínio; (c) adicionar todo o conteúdo do diluente dentro do frasco contendo o pó; (d) encaixar o adaptador no bocal do frasco e fechar novamente; (e) agitar vigorosamente até formar uma suspensão homogênea. Para administrar, use a seringa para medir a suspensão, que pode ser administrada diretamente na boca ou transferida para uma colher. Agite bem a suspensão antes de cada administração. A dose deve ser medida cuidadosamente com a seringa de dosagem fornecida e deve ser administrada em dose única e diária, conforme indicado nas posologias. Caso a dose ultrapasse 5 mL, divida a dose.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de azitromicina pode acarretar reações alérgicas graves como angioedema e anafilaxia, reações dermatológicas como a Síndrome de Stevens-Johnson e necrose epidérmica tóxica. Além disso, foram reportadas alterações da função hepática, hepatite, icterícia colestática, necrose hepática e insuficiência hepática. O medicamento pode também causar diarreia associada à Clostridium difficile, variando de diarreia leve a colite fatal. É necessário cuidado em caso de problemas hepáticos e se ocorrerem sinais de hepatite, a azitromicina deve ser descontinuada. Além disso, é importante alertar que pacientes com intolerância à frutose não devem utilizar este medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?