AZITROPHAR (azitromicina di-hidratada) é indicado no tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à azitromicina, incluindo infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), sinusite, faringite, amigdalite, infecções da pele e tecidos moles, otite média aguda e doenças sexualmente transmissíveis não complicadas nos genitais de homens e mulheres, causadas pelas bactérias Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae. É também indicado no tratamento de cancro devido à Haemophilus ducreyi. Infecções que ocorrem junto com sífilis devem ser excluídas.
Como este medicamento funciona?
AZITROPHAR comprimido é um antibiótico que age impedindo que as bactérias sensíveis à azitromicina produzam proteínas, que são a base do seu crescimento e reprodução. Seu pico de ação é após 2 a 3 horas da administração por via oral de AZITROPHAR comprimido.
Quando não devo usar este medicamento?
AZITROPHAR comprimido é contraindicado se você tem história de hipersensibilidade (reações alérgicas) à azitromicina, eritromicina, a qualquer antibiótico macrolídeo, cetolídeo ou a qualquer componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Apesar de raro, com o uso de AZITROPHAR você pode desenvolver reações alérgicas graves como angioedema (inchaço das partes mais profundas da pele ou da mucosa, geralmente de origem alérgica) e anafilaxia (reação alérgica grave), raramente fatal, e reações dermatológicas incluindo Pustulose Exantemática Generalizada Aguda (PEGA) (reação alérgica grave extensa com formação de vesículas contendo pus em seu interior), Síndrome de Stevens-Johnson (reação alérgica grave com bolhas na pele e mucosas), necrólise epidérmica tóxica (descamação grave da camada superior da pele) raramente fatal e Reações Adversas a Medicamentos com Eosinofilia e Sintomas Sistêmicos (DRESS) - (Reações adversas a medicamentos com resposta generalizada). Se ocorrer alguma reação alérgica, o uso do medicamento deve ser descontinuado e deve ser administrado tratamento adequado. Se você tiver algum problema grave de fígado, avise seu médico, pois AZITROPHAR deve ser utilizado com cuidado. Foram relatadas alterações da função hepática (funcionamento do fígado), hepatite (inflamação do fígado), icterícia colestática (coloração amarelada da pele e mucosas por acúmulo de pigmentos biliares, devido à obstrução), necrose hepática (morte de células do fígado) e insuficiência hepática (falência do fígado), algumas das quais resultaram em morte. AZITROPHAR deve ser interrompido imediatamente se ocorrerem sinais e sintomas de hepatite. Exacerbações dos sintomas de
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
AZITROPHAR comprimido pode ser administrado com ou sem alimentos. A posologia de acordo com a infecção é a seguinte: Uso em adultos: para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis causadas por Chlamydia trachomatis, Haemophilus ducreyi ou Neisseria gonorrhoeae, a dose é de 1000 mg, em dose oral única. Para todas as outras indicações nas quais é utilizada a formulação oral, uma dose total de 1500 mg deve ser administrada em doses diárias de 500 mg, durante 3 dias. Uso em Crianças: a dose máxima total recomendada para qualquer tratamento em crianças é de 1500 mg, devendo ser administrado somente em crianças pesando mais que 45 kg. A dose total em crianças é de 30 mg/kg. Para o tratamento da faringite estreptocócica, a dose total de 30 mg/kg deve ser administrada em dose única diária.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar o AZITROPHAR, utilize assim que lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retome o esquema posológico habitual. Não duplique a dose para compensar a dose esquecida. É importante utilizar este medicamento durante todo o tempo prescrito pelo profissional de saúde habilitado, mesmo que os sinais e sintomas da infecção tenham desaparecido, pois isso não significa a cura.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de AZITROPHAR pode resultar em reações alérgicas graves como angioedema e anafilaxia, reações dermatológicas como Pustulose Exantemática Generalizada Aguda (PEGA), Síndrome de Stevens-Johnson, e necrolise epidérmica tóxica. Além disso, foram relatadas alterações da função hepática, hepatite, icterícia colestática e insuficiência hepática. Pode agravar os sintomas de miastenia gravis e está associado à infecção e diarreia por Clostridium difficile. Também pode aumentar o risco de alterações graves nos batimentos cardíacos, sendo contraindicado em pacientes com síndrome do QT longo.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?