Este medicamento é indicado para os seguintes casos: tratamento da colite ulcerativa de leve a moderada, e como terapia auxiliar para colite ulcerativa grave; para aumentar o espaço de tempo entre ataques agudos de colite ulcerativa; pacientes com artrite reumatoide que não responderam bem a salicilatos ou outros anti-inflamatórios não esteroidais; pacientes pediátricos com artrite reumatoide juvenil de curso poliarticular que responderam a salicilatos ou outros anti-inflamatórios não esteroidais.
Como este medicamento funciona?
O modo de ação do AZULFIN (sulfassalazina) ainda não foi completamente elucidado, mas parece estar relacionado com suas propriedades anti-inflamatórias e imunossupressoras (reduzindo algumas ações do sistema imunológico). AZULFIN atua na parede intestinal como um anti-inflamatório local. A sulfassalazina é uma pró-droga que, ao chegar no intestino, libera dois compostos, o ácido 5-aminossalicílico (5-ASA) e a sulfapiridina. O composto 5-ASA é responsável pelas principais ações terapêuticas da sulfassalazina.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar AZULFIN ® nos seguintes casos: Hipersensibilidade (alergia) à sulfassalazina e seus derivados, como a sulfonamidas ou salicilatos. Pacientes com obstrução urinária ou intestinal. Pacientes com porfiria não devem receber sulfonamidas, pois há relatos de que estas drogas podem precipitar um ataque agudo. Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos. Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Não use este medicamento caso tenha problemas no estômago. Não tome este medicamento por período maior do que está recomendado na bula ou recomendado pelo médico, pois pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
AZULFIN deve ser administrado com cautela em pacientes com dano no fígado ou no rim, ou a pacientes com discrasias sanguíneas (condições anormais do sangue). Mortes associadas ao uso de sulfassalazina foram relatadas a partir de reações de hipersensibilidade (alergia), agranulocitose, anemia aplástica, e outras discrasias sanguíneas. O uso de AZULFIN requer acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos para controle. Infecções graves, incluindo sepse fatal e pneumonia, foram relatadas. Deve-se proceder à descontinuação do AZULFIN se desenvolvimento de infecção grave ocorrer, e monitorar de perto os pacientes durante o tratamento. Reações alérgicas graves podem ocorrer, assim como reações de pele graves, incluindo dermatite esfoliativa e necrólise epidérmica. Caso ocorra qualquer sinal de hipersensibilidade, o tratamento com AZULFIN deve ser descontinuado. Além disso, a administração adequada de líquidos deve ser mantida para prevenir a formação de cálculos. AZULFIN pode alterar a urina ou a pele, deixando uma coloração amarelo-alaranjada, o que é uma reação normal ao produto.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
AZULFIN deve ser tomado em doses uniformemente divididas, após as refeições, e os comprimidos devem ser engolidos inteiros. A colite ulcerativa raramente remite completamente, e o risco de recaída pode ser substancialmente reduzido pela administração contínua de AZULFIN em doses de manutenção. Para artrite reumatoide, a administração contínua de AZULFIN é indicada. É necessário seguimento médico para determinação da necessidade de uso contínuo do medicamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O AZULFIN pode causar reações de hipersensibilidade (alergia), agranulocitose, anemia aplástica, outras discrasias sanguíneas, dano no rim ou no fígado, alterações neuromusculares ou sistema nervoso central irreversíveis, fibrose pulmonar, oligospermia e infertilidade. Além disso, pode causar infecções graves, incluindo sepse e pneumonia. Durante o uso, pode haver riscos de reações alérgicas graves, reações de pele graves, como dermatite esfoliativa e necrólise epidérmica, além de coloração amarelada da urina ou pele. O uso prolongado pode causar problemas no estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não use este medicamento por período maior do que está recomendado na bula ou recomendado pelo médico, pois pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos.