Balsamo Bengue Aerossol 120g

  • Fabricante: EMS S/A - 57507378000365
  • Categoria: Contusão
  • Princípio ativo:
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    BÁLSAMO BENGUÉ é indicado para o alívio local de dores musculoesqueléticas, como torcicolos e contusões.

  • Como este medicamento funciona?

    O BÁLSAMO BENGUÉ quando aplicado na pele dilata os vasos sanguíneos, causando a sensação de frio e, em seguida, efeito analgésico. O tempo médio estimado para início da ação do medicamento é de 30 minutos.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    BÁLSAMO BENGUÉ é contraindicado em casos de antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Também é contraindicado em casos de desordens de coagulação sanguínea, hemorragia gastrointestinal e hemofilia. Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Não use este medicamento caso tenha histórico de asma causada por uso anterior deste ou de outro medicamento com ação parecida. Este medicamento é contraindicado para uso pediátrico e é de uso exclusivo em adultos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Este medicamento é para uso apenas na pele. Não aplique nos olhos, nariz, genitais e tenha cuidado ao tocar essas áreas enquanto a medicação estiver em suas mãos. Lave bem as mãos após a aplicação. Não inar. Se você estiver utilizando algum anticoagulante (por exemplo: varfarina, cumarina), antes de utilizar BÁLSAMO BENGUÉ, consulte seu médico. O uso de ácido acetilsalicílico pode causar a Síndrome de Reye, uma doença rara, mas grave, em crianças ou adolescentes com sintomas gripais ou catapora. O tratamento com este medicamento não deve se prolongar por mais de 7 dias, a menos que recomendado pelo médico, pois pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Uso criterioso no aleitamento ou na doação de leite humano: o uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    BÁLSAMO BENGUÉ deve ser aplicado 3 (três) vezes ao dia (de 8 em 8 horas) sobre a região afetada. Após a aplicação, massagear levemente a área afetada até que o produto seja absorvido. Evitar a aplicação em áreas muito grandes e a aplicação repetida. Suspenda o uso em caso de irritação ou reação alérgica. Não usar em pele ferida ou mucosa. Este medicamento deve ser utilizado apenas na pele. Não ultrapassar a posologia máxima diária de 3 (três) aplicações. Recomenda-se o uso por curto período (menor tempo possível), até o desaparecimento dos sintomas. Não faça curativo, não cubra, não enfaixe a área afetada. Se o fizer, pode aumentar o risco de efeitos colaterais.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Em caso de esquecimento de uma dose, utilizar assim que lembrar e continuar o tratamento normalmente. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O BÁLSAMO BENGUÉ pode causar os seguintes efeitos colaterais: ardência da pele (reação muito comum, ocorrendo em mais de 10% dos pacientes), irritação da pele (reação incomum, entre 0,1% e 1% dos pacientes), e ulceração superficial da pele (reação rara, entre 0,01% e 0,1% dos pacientes). O levomentol pode causar reações de hipersensibilidade e, raramente, ocorreram casos de dermatite de contato, erupções cutâneas e urticária. Pessoas com hipersensibilidade ao ácido salicílico estão mais expostas a efeitos adversos. Também é importante observar que o medicamento não deve ser aplicado em pele quente, como antes, durante ou depois de atividades que aumentem a temperatura da pele.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    A baixa absorção sistêmica do salicilato de metila e do levomentol tópico torna a superdosagem muito improvável. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.