Bart H (irbesartana + hidroclorotiazida) é indicado no tratamento da hipertensão arterial (pressão alta) em pacientes cuja pressão arterial não é controlada adequadamente com o uso de medicação única. Pode ser usado isoladamente ou em associação com outros medicamentos anti-hipertensivos. Também pode ser utilizado como tratamento inicial nos casos em que a hipertensão é suficientemente grave, de forma que o rápido controle da pressão arterial é de extrema importância.
Como este medicamento funciona?
Bart H ® é um medicamento que possui irbesartana e hidroclorotiazida. A associação destas duas substâncias proporciona efeito aditivo na redução da pressão arterial. O tempo médio de início de ação é de 3 a 6 horas, com efeito máximo entre a 6ª e 8ª semana.
Quando não devo usar este medicamento?
Bart H ® (irbesartana + hidroclorotiazida) é contraindicado caso você apresente hipersensibilidade (alergia ou intolerância) à irbesartana, a derivados sulfonamídicos (por exemplo, diuréticos tiazídicos) ou a qualquer outro componente da fórmula. É contraindicado em pacientes que não produzem urina. Não deve ser coadministrado com medicamentos que contenham alisquireno em pacientes com diabetes ou que apresentem insuficiência renal (redução da função dos rins) moderada a severa. Também não deve ser coadministrado com inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) em pacientes com nefropatia diabética (doença no rim ocasionada pela diabetes). Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Instruções imediatas ao médico em caso de suspeita de gravidez. Não deve ser usado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose - galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Fale com seu médico ou farmacêutico antes de tomar Bart H (irbesartana + hidroclorotiazida) e se alguma das seguintes situações se aplicar a você: - Se você teve câncer da pele ou dos lábios ou problemas respiratórios após a ingestão de hidroclorotiazida no passado. - Fale com seu médico imediatamente se você desenvolver: falta de ar ou dificuldade para respirar, sensibilidade ao sol ou luz UV, ou uma lesão cutânea inesperada durante o tratamento. - O tratamento com hidroclorotiazida, especialmente em altas doses, pode aumentar o risco de câncer de pele não melanoma. - Se você desenvolver níveis baixos de açúcar no sangue, principalmente se está sendo tratado para diabetes. - Se tiver diminuição da visão ou dor nos olhos enquanto toma Bart H. Câncer de pele não melanoma foi observado com o uso de hidroclorotiazida. Os pacientes devem ser informados e monitorados quanto a novas lesões de pele. Hipotensão pode ocorrer em pacientes com depleção de sódio ou volume, e a correção deve ser feita antes do tratamento. Morbilidade e mortalidade fetal / neonatal: O uso de Bart H durante a gravidez não é recomendado e deve ser interrompido se a gravidez for detectada. A irbesartana é excretada no leite de ratas lactantes. Não está determinado se a irbesartana ou seus metabólitos são excretados no leite humano. A hidroclorotiazida é excretada no leite humano. Os tiazídicos em altas doses causam eliminação intensa de urina podendo inibir a produção de leite. Não é recomendado o uso de Bart H® (irbesartana + hidroclorotiazida) durante a amamentação. Considerando-se o risco potencial para a criança, deve-se avaliar a descontinuação do tratamento ou da amamentação, levando-se em conta a importância do Bart H® (irbesartana + hidroclorotiazida) no tratamento da mãe. Este medicamento pode causar doping. Evite levantar-se rapidamente e dirigir veículos e/ou operar máquinas, principalmente no início do tratamento e/ou ao aumentar dose.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30ºC). Proteger da umidade.
Como devo usar este medicamento?
Bart H (irbesartana + hidroclorotiazida) é indicado no tratamento da hipertensão arterial em pacientes cuja pressão arterial não é controlada adequadamente com o uso de medicação única.Os comprimidos devem ser administrados por via oral, inteiros, sem mastigar, com quantidade suficiente de líquido, com ou sem alimentos. Pode ser usado isoladamente ou em associação com outros medicamentos anti-hipertensivos. O tratamento proporciona efeito aditivo na redução da pressão arterial. O tempo médio de início de ação é de 3 a 6 horas e o efeito máximo é entre a 6ª e 8ª semana.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso esqueça-se de administrar uma dose, administre-a assim que possível, no entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Bart H (irbesartana + hidroclorotiazida) pode causar reações de hipersensibilidade, especialmente em pacientes com histórico de alergia ou asma brônquica. Outras reações relatadas incluem falta de ar, sensibilidade ao sol, lesões cutâneas inesperadas, e um aumento do risco de câncer de pele não melanoma. Pacientes também podem experimentar hipotensão e problemas de visão, como dores nos olhos ou diminuição da visão. É importante destacar que o tratamento com hidroclorotiazida pode estar associado a riscos em mulheres grávidas e deve ser interrompido imediatamente se a gravidez for detectada.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Os sinais e sintomas mais comuns observados em adultos expostos à hidroclorotiazida são devidos à depleção eletrolítica [hipocalemia (diminuição da concentração de potássio no sangue), hipocloremia (concentração baixa de cloro no sangue), hiponatremia (deficiência de sódio no sangue)] e à desidratação provocada pela diurese excessiva. A hipocalemia pode acentuar arritmias cardíacas quando houver administração concomitante de glicosídeos cardíacos (p.ex. digoxina) ou de outros antiarrítmicos (p.ex. sotalol). Não se conhece o grau de eliminação da hidroclorotiazida pela hemodiálise. Tratamento A exposição de indivíduos adultos a doses de até 900 mg diários de irbesartana por 8 semanas não causou toxicidade. Não há dados disponíveis sobre o tratamento de eventual superdose com Bart H® (irbesartana + hidroclorotiazida). O paciente deve ser mantido sob observação cuidadosa, instituindo-se tratamento sintomático e de suporte, inclusive reposição de fluidos e eletrólitos. Sugere-se êmese (vômito) induzida e/ou lavagem gástrica. A irbesartana não é removida do organismo por hemodiálise. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.