O dipropionato de beclometasona é indicado para o tratamento e prevenção da asma brônquica e bronquite, bem como nos processos inflamatórios das vias aéreas superiores (como nariz, garganta e brônquios).
Como este medicamento funciona?
O dipropionato de beclometasona é um anti-inflamatório de ação local, que controla a inflamação dos brônquios, reduzindo o inchaço e a secreção exagerada de fluidos, evitando aos poucos o surgimento da falta de ar. Administrado por inalação, o dipropionato de beclometasona atua exclusivamente sobre as estruturas da árvore respiratória, não ocasionando efeitos sistêmicos e não interferindo nas funções do córtex da glândula suprarrenal. A melhora significativa ocorre, geralmente, em poucos dias, mas pode ser necessário uma ou duas semanas de tratamento para que sua ação seja observada.
Quando não devo usar este medicamento?
O dipropionato de beclometasona é contraindicado para pacientes sensíveis ao princípio ativo ou demais componentes da fórmula. É também contraindicado em caso de hipersensibilidade individual aos derivados de cortisona, herpes simples ou tuberculose pulmonar (ativa ou inativa). Caso você seja sensível ao álcool, este produto é contraindicado. Além disso, o dipropionato de beclometasona não é indicado para tratamento das crises e sintomas da asma aguda.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Com o propósito de se obter um efeito terapêutico total e eficaz do tratamento, torna-se indispensável que você siga rigorosamente as instruções relativas à forma de inalação de dipropionato de beclometasona. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. O dipropionato de beclometasona é um medicamento de uso contínuo e você não deve interromper o tratamento, mesmo que você se sinta melhor. A interrupção do tratamento com corticosteroide deve ser sempre feita de modo gradual. O dipropionato de beclometasona não é eficaz nas crises de asma já instaladas; pelo contrário, é utilizado na prevenção das crises. Verifique com seu médico e tenha disponível a medicação necessária para alívio das crises. Se sua respiração tornar-se ofegante após a utilização de dipropionato de beclometasona, pare de utilizá-lo imediatamente e fale com seu médico o mais rápido possível. Se você começar a se sentir pior, ou se você não começar a ficar melhor após 7 dias de uso, consulte seu médico novamente. O uso prolongado poderá permitir a instalação de infecções por fungos na boca e garganta. Recomenda-se realizar uma lavagem bucal com água após cada inalação para reduzir ou prevenir essa reação. Deve-se evitar o uso do produto em pacientes com infecções virais, herpes simples ou tuberculose pulmonar. Além disso, informe seu médico se você estiver grávida ou amamentando, se é alérgico a qualquer um dos componentes do produto, e se você está fazendo uso de qualquer tipo de medicamento. Este medicamento contém álcool e pode causar intoxicação, especialmente em crianças.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Para obter um efeito terapêutico total e eficaz do tratamento com dipropionato de beclometasona, é indispensável seguir rigorosamente as instruções relativas à forma de inalação. Este medicamento é de uso contínuo e não deve ser interrompido, mesmo se o paciente se sentir melhor. O dipropionato de beclometasona não é eficaz nas crises de asma já instaladas e é utilizado na prevenção das crises. Em caso de dificuldades respiratórias após a utilização, o uso deve ser interrompido imediatamente e o médico deve ser contactado. Caso o paciente não comece a sentir melhora após sete dias de uso, deve consultar o médico, que poderá aumentar a dose do medicamento. É recomendável realizar uma lavagem bucal com água após cada inalação para reduzir o risco de infecções orais.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de usar o dipropionato de beclometasona, continue a usar o medicamento nas doses já estabelecidas. No entanto, não use uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Consulte seu médico se houver dúvidas ou se você não começar a ficar melhor após 7 dias de uso.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O dipropionato de beclometasona pode causar o surgimento de infecções por fungos na boca (sapinhos) e garganta, com ressecamento da boca e garganta. Além disso, se houver alterações na visão ou sintomas como visão turva, é necessário informar o médico para avaliação de possíveis causas. O uso deste medicamento pode causar intoxicação em crianças, e este medicamento pode causar resultado positivo em testes antidopagem. É contraindicado em casos de hipersensibilidade ao princípio ativo ou componentes da fórmula, assim como em infecções virais, herpes simples ou tuberculose pulmonar. Se a respiração tornar-se ofegante após o uso, é essencial interromper a utilização e procurar orientação médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso prolongado ou em quantidades superiores à indicadas de dipropionato de beclometasona pode permitir a instalação de infecções por fungos na boca (sapinhos) e garganta, que são tratadas normalmente com medicação específica e de uso local, conforme orientação de seu médico. Se a respiração tornar-se ofegante após a utilização, deve-se parar de utilizá-lo imediatamente e consultar o médico o mais rápido possível. Caso você comece a se sentir pior ou não perceba melhora após 7 dias de uso, consulte seu médico.